Projeções antecipam novo Fiat Fastback, que pode ser revelado na Europa em 2026
Ilustrações exploram o futuro do SUV, que será baseado na plataforma Smart Car e terá parentesco técnico com o Citroën Basalt
César Tizo - dezembro 15, 2025
Novas projeções assinadas pelo designer Kleber Silva buscam antecipar como poderá ser o sucessor do Fiat Fastback, que já está em desenvolvimento na Europa, segundo deixam claro alguns flagras recentes no Velho Continente. O projeto, agora global, será um derivado do novo Panda, concebido para ampliar a oferta da Fiat no segmento de SUVs compactos com proposta de custo mais acessível.
O futuro modelo deriva do Fiat Fastback Concept apresentado no início de 2024, que já indicava a estratégia da marca de desdobrar a gama Panda em múltiplas carrocerias. Desde então, protótipos camuflados vêm sendo flagrados em testes, revelando um desenho mais contido que o conceito original, com linhas simplificadas e proporções mais convencionais, adequadas à produção em larga escala.
Projeção do designer Kleber Silva para a próxima geração do Fiat Fastback
Na dianteira, o novo Fastback deve seguir de perto a identidade visual do Grande Panda, com faróis de LED em formato geométrico e assinatura luminosa inspirada em pixels, além de grade praticamente fechada e tomada de ar inferior discreta. De perfil, a silhueta do novo Fastback é marcada pelo entre-eixos alongado, rodas de grande diâmetro e uma área envidraçada que remete claramente a modelos da Citroën, reforçando a integração das marcas dentro do grupo Stellantis.
Essa semelhança não é coincidência. O novo Fiat será desenvolvido sobre a plataforma Smart Car, a mesma utilizada por Grande Panda, Citroën C3, C3 Aircross europeu e Opel Frontera. É também essa base que sustenta o Citroën Basalt, lançado em 2024 em mercados como Índia, Brasil, Argentina e Indonésia, modelo apontado como o “irmão francês” mais próximo do futuro Fastback da Fiat, ainda que com identidade visual própria.
Na parte traseira, mesmo com a camuflagem pesada dos protótipos que circulam na Europa, já é possível identificar lanternas estreitas posicionadas na parte superior e a placa instalada no para-choque, solução comum em SUVs recentes. A presença de uma saída de escape discreta sob a carroceria indica que, ao menos nos testes iniciais, versões com motorização a combustão estão mantidas.
Projeção do designer Kleber Silva para a próxima geração do Fiat Fastback
A gama mecânica prevista inclui, para a Europa, o motor 1.2 turbo de três cilindros em versões a gasolina e com sistema micro-híbrido, além de uma opção totalmente elétrica. A tração dianteira será padrão, mas a Fiat avalia a possibilidade de uma variante com tração integral no futuro, alinhada ao planejamento de um Grande Panda 4×4.
Segundo a própria marca, a nova geração da família Panda será apresentada de forma gradual até o fim desta década, e o Fastback tende a ser um dos primeiros derivados a chegar ao mercado. A expectativa é de que a revelação global ocorra na Europa ao longo de 2026.
No Brasil, vale destacar, o substituto do Argo, baseado no Grande Panda europeu, deverá estrear já no próximo ano, o que reforça a possibilidade de que o sucessor do Fastback seja lançado em nosso país ao longo de 2027 como linha 2028. Vamos acompanhar de perto!
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