VW ID. Polo ganha projeções e reforça aposta da marca em elétricos acessíveis
Hatch zero emissão será a versão definitiva do conceito ID. 2all e chama atenção pela proximidade técnica com o modelo atual
César Tizo - dezembro 20, 2025
As primeiras projeções do Volkswagen ID. Polo elétrico, divulgadas pelo site Kolesa, indicam como será a nova geração do hatch compacto que deve marcar a entrada definitiva da marca alemã no segmento de elétricos mais acessíveis na Europa.
O novo Polo elétrico será a versão de produção do conceito ID. 2all, apresentado em 2023 com a proposta de se posicionar como um elétrico “popular”, partindo da faixa de 25.000 euros, cerca de R$ 160 mil pela cotação atual. Trata-se da mesma precificação de um BYD Dolphin ou um Ora 03, por exemplo.
Projeção do site Kolesa para o inédito ID. Polo – Imagem: Nikita Chuyko
Esse posicionamento faz com que o projeto desperte interesse também para uma eventual comercialização no mercado brasileiro, especialmente pelo fato de a Volkswagen fabricar e vender atualmente o Polo em versões térmicas no País.
Visualmente, o ID. Polo mantém a identidade dos elétricos da família ID., mas incorpora ajustes relevantes em relação ao protótipo revelado há dois anos. As projeções apontam para uma dianteira com faróis redesenhados, faixa de LED posicionada um pouco mais abaixo e linhas menos rígidas na parte superior do conjunto óptico.
Projeção do site Kolesa para o inédito ID. Polo – Imagem: Nikita Chuyko
O para-choque frontal aparece com desenho mais simples, reforçando o foco em produção em larga escala. Na lateral, permanecem as maçanetas traseiras embutidas nas colunas e os frisos característicos, enquanto os retrovisores adotam um formato mais convencional. Já a traseira segue bastante fiel ao conceito, com alterações discretas nos grafismos das lanternas e nos detalhes do para-choque.
O novo hatch será totalmente elétrico e utilizará a plataforma MEB+ atualizada, base já conhecida de outros modelos da Volkswagen. As informações preliminares indicam até quatro opções de potência, variando de 116 cv a 211 cv, além de uma futura versão esportiva GTI, que poderá alcançar 226 cv.
Sempre com tração dianteira, o ID. Polo terá duas opções de bateria: uma de 37 kWh, com tecnologia LFP (fosfato de ferro-lítio), e outra de 52 kWh, do tipo NMC (níquel-manganês-cobalto). A autonomia máxima declarada é de até 450 km, segundo o ciclo WLTP.
Imagem oficial da VW mostra os protótipos dos novos ID. Polo e ID. Polo GTI ainda camuflados
Em termos de dimensões, o ID. Polo elétrico ficará muito próximo do hatch tradicional. Dados preliminares antecipados pela Volkswagen indicam comprimento de 4,05 metros, largura de 1,82 metro e altura de 1,53 metro, números bastante semelhantes aos do Polo atual, o que reforça seu posicionamento como um possível substituto direto no futuro. O entre-eixos de 2,60 metros sugere um bom aproveitamento do espaço interno.
Na comparação com o Polo “clássico”, como a própria Volkswagen se refere ao modelo a combustão, o porta-malas do ID. Polo oferece um ganho relevante de 24% na capacidade volumétrica, chegando a 435 litros no elétrico.
Embora a Volkswagen ainda não confirme planos para o Brasil, a boa reputação do Polo no mercado nacional abre espaço para especulações sobre uma eventual importação ou até mesmo nacionalização do ID. Polo elétrico no médio prazo. Caso isso se concretize, o modelo pode se tornar estratégico na ampliação do portfólio eletrificado da marca no País, especialmente em um segmento-chave para veículos 100% elétricos.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok