Confira resumo com os melhores carros por segmento já levando em conta as novidades que chegaram ao mercado neste mês
César Tizo - dezembro 27, 2025

Todo mês, aqui no Guru dos Carros, você encontra nossa lista com as recomendações dos melhores automóveis por categoria levando em conta os segmentos de maior volume de vendas.
A seção é publicada no último fim de semana do mês correspondente, já considerando os lançamentos que chegaram ao mercado. As recomendações apresentadas são válidas até a próxima atualização.
Confira a lista mais recente:
Carros de entrada: Renault Kwid – Meses na lista: 23 (Modelos na faixa de R$ 80.000)
Análise: Em uma categoria que inclui o Citroën C3 e o Fiat Mobi, o Kwid pode não oferecer o mesmo espaço interno que o rival da Citroën, mas compensa com um bom porta-malas e um custo-benefício mais competitivo. O Renault, por exemplo, já vem de fábrica com 4 airbags, o que aprimora a segurança, além de contar com sistema start-stop, que ajuda a reduzir o consumo de combustível na cidade.

Carros elétricos: Geely EX2 – Meses na lista: 2
Análise: Na visão do Guru dos Carros, considerando que a infraestrutura para veículos elétricos no Brasil ainda está em desenvolvimento, esses modelos seguem mais indicados, por ora, ao uso urbano. Isso se explica pela conveniência de realizar recargas na residência ou no trabalho. Nesse cenário, o Geely EX2 se destaca pela boa relação de custo-benefício em suas duas versões, especialmente quando comparado a outros elétricos mais acessíveis, além de entregar um interior espaçoso para cinco ocupantes e bons compartimentos para bagagens (porta-malas dianteiro e traseiro). O modelo ainda oferece alcance para 289 km (padrão Inmetro) e desempenho adequado.
Hatches compactos: Hyundai HB20 – Meses na lista: 24
Análise: O Hyundai HB20 se destaca por oferecer uma relação custo-benefício mais favorável em praticamente todas as versões quando comparado aos seus rivais diretos, inclusive no conteúdo de tecnologia presente nos catálogos topo de linha. O modelo também é beneficiado por conjuntos mecânicos robustos e pelo prazo de garantia de 5 anos, um dos maiores do segmento, o que favorece o hatch na hora da revenda.

Sedãs compactos: Honda City – Meses na lista: 5
Análise: Em um segmento voltado a um público mais racional e que busca um automóvel de perfil familiar, o Honda City se destaca pela mecânica eficiente, combinando baixo consumo com desempenho ligeiramente superior ao de outros sedãs compactos aspirados, graças à injeção direta presente em seu motor 1.5 16V flex. O modelo oferece ainda cabine confortável para cinco ocupantes e um porta-malas de 519 litros, um dos maiores da categoria. Os custos de manutenção são acessíveis, enquanto o histórico de confiabilidade da marca reforça sua boa liquidez no mercado de usados.

Sedãs médios: Toyota Corolla – Meses na lista: 24
Análise: Referência no segmento, o Toyota Corolla oferece uma das melhores relações custo-benefício da categoria. Um importante diferencial do sedã é a opção mecânica híbrida flex, oferecida a partir da versão GLi, que conta com valor final competitivo para o público PcD, taxistas, entre outros dentro da modalidade de venda direta. O modelo conta ainda com alto nível de segurança estrutural e bom pacote de assistentes de condução em todas as versões.

Sedãs premium: BMW Série 3 – Meses na lista: 24
Análise: A montagem nacional é o grande trunfo do sedã premium médio-grande. Além de oferecer um projeto tão refinado quanto o dos concorrentes diretos, a motorização bicombustível (gasolina/etanol) é outro importante argumento a favor do BMW Série 3, produzido em Araquari (SC).

Crossovers: Renault Kardian – Meses na lista: 23 (Compactos de apelo robusto ou derivados de hatches convencionais. Reúne modelos até 4,20 m)
Análise: Apresentado em fevereiro de 2024, o Renault Kardian se destaca pela mecânica eficiente, porte equilibrado e boa oferta de equipamentos de assistência à condução na versão topo de linha. O modelo também traz um projeto moderno, cabine discretamente mais espaçosa que a do VW Tera e nível de segurança muito superior ao do Fiat Pulse, segundo avaliação do Latin NCAP.

SUVs compactos: Jeep Renegade – Meses na lista: 24 (Utilitários esportivos entre 4,20 m e 4,40 mde comprimento)
Análise: Longe de ser novidade, o Jeep Renegade segue como o único modelo da categoria a dispor de versão com tração integral e motor flex. É também um dos raros SUVs compactos a contar com suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas. Peca no consumo, em função da maior massa em ordem de marcha, mas o motor 1.3 turbo confere desempenho acima da média frente a alguns concorrentes. O espaço interno, especialmente para os ocupantes do banco traseiro, poderia ser melhor. Portanto, avalie esse ponto com atenção caso considere o SUV para uso familiar.

SUVs médios: CAOA Chery Tiggo 7 – Meses na lista: 24 (Utilitários esportivos entre 4,40 m e 4,60 m de comprimento)
Análise: É, de longe, o melhor custo-benefício na categoria. Destaca-se pelo preço competitivo na versão Sport e ainda pode ser encontrado nas opções Pro Max Drive, com motor 1.6 turbo a gasolina, e na configuração micro-híbrida Pro Hybrid Max Drive, ambas oferecendo conteúdo superior de equipamentos. Seu catálogo topo de linha conta com propulsão híbrida plug-in. A favor do modelo também conta a suspensão traseira independente, do tipo multibraço, e presença do freio a disco nas quatro rodas, qualidades técnicas desejáveis em produtos deste segmento.

SUVs médio-grandes: GWM Haval H6 – Meses na lista: 19 (Utilitários esportivos entre 4,60 m e 4,80 m de comprimento)
Análise: A configuração híbrida plug-in mais acessível (PHEV19) do SUV se destaca frente aos rivais diretos, como o BYD Song Plus, ao oferecer maior autonomia em modo elétrico, suporte à recarga rápida em corrente contínua (33 kW), além de números superiores de potência e torque. Vale destacar que o modelo também dispõe da opção híbrida convencional (HEV2), com preço mais convidativo, indicada para quem abre mão da recarga externa da bateria. Há ainda a configuração mecânica PHEV35, voltada a quem busca desempenho elevado e tração integral. Em linha com os concorrentes do segmento, a gama Haval H6 reúne de série os principais recursos de tecnologia, conforto e segurança.

SUVs grandes e/ou 7 lugares: GWM Haval H9 – Meses na lista: 4 (Utilitários esportivos acima de 4,80 m e/ou com 3 fileiras de assentos)
Análise: O GWM Haval H9 chega ao segmento de SUVs de grande porte com uma proposta bastante competitiva, a começar pela garantia de 10 anos. Com 4,95 m de comprimento, oferece cabine mais espaçosa que a de muitos concorrentes, com destaque para a boa área destinada aos ocupantes da terceira fileira de assentos. O modelo adota construção de carroceria sobre chassi, motor a diesel e tração 4×4 com reduzida, combinação valorizada pelos consumidores da categoria e que assegura ao H9 capacidade para enfrentar terrenos mais desafiadores.

Picapes compactas: Fiat Strada – Meses na lista: 24 (Modelos até 4,70 m de comprimento)
Análise: É a referência na categoria, competindo diretamente apenas com a VW Saveiro. A Fiat Strada se destaca por seu projeto mais recente e a construção robusta, com eixo traseiro rígido (tipo ômega), algo condizente com sua proposta de ser um veículo para trabalho. Essa solução mecânica cobra a conta no quesito dinâmico, mas favorece a durabilidade do conjunto em especial com o uso constante da picape sobre vias não pavimentadas ou com asfalto de baixa qualidade. Além disso, oferece versões com cabine dupla e câmbio automático.

Picapes intermediárias: Ford Maverick – Meses na lista: 7 (Modelos com estrutura monobloco e comprimento entre 4,70 m e 5,30 m)
Análise: A partir da linha 2025, a Ford Maverick passou a contar com um posicionamento de preços mais competitivo no Brasil. Inserida em um segmento com fortes concorrentes — entre eles, a Ram Rampage e a Fiat Toro —, a picape da Ford se destaca pela ótima dinâmica e pelas excelentes acelerações e retomadas proporcionadas pelo motor 2.0 turbo. O modelo também oferece tração integral e opção de propulsão híbrida plena, tecnologia ausente nas rivais diretas e que representa um diferencial importante para consumidores em busca de maior eficiência.

Picapes médias: BYD Shark – Meses na lista: 15 (Modelos entre 5,30 m e 5,80 m de comprimento com estrutura de carroceria sobre chassi)
Análise: O grande diferencial da BYD Shark em relação às demais picapes médias é sua motorização híbrida plug-in, que a permite rodar 57 km em modo totalmente elétrico, segundo o padrão brasileiro. Com esse conjunto, a Shark oferece a mecânica mais sofisticada na categoria. O desempenho também impressiona: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. Por outro lado, suas capacidades de carga (790 kg) e reboque (2.500 kg) são inferiores às das picapes médias tradicionais movidas apenas a diesel. Entre as opções não eletrificadas, a Ford Ranger ou a Poer P30 são as alternativas recomendadas.
Picapesfull-size: Ford F-150 – Meses na lista: 23 (Modelos acima de 5,80 m de comprimento)
Análise: Referência em vendas nos EUA, país que é o berço desse tipo de veículo, a F-150 se destaca por oferecer um conjunto mecânico bem equilibrado em desempenho e, sobretudo, consumo. Além disso, se equipara às rivais em sofisticação e nível de equipamentos. Seus preços são competitivos em relação às concorrentes diretas, como a Ram 1500 e a Chevrolet Silverado.

Melhor carro para PcD até R$ 120.000: Volkswagen T-Cross Sense – Meses na lista: 1
Análise: A favor do VW T-Cross Sense, destacam-se a eficiência de seu conjunto propulsor, composto pelo motor 1.0 TSI associado ao câmbio automático, e o amplo espaço interno. O modelo tem preço final competitivo para o público PcD (na faixa de R$ 101 mil), já considerando as isenções tributárias e os incentivos da marca. O SUV também se sobressai pelo alto nível de segurança estrutural e, além de uma lista aceitável de equipamentos de conforto e conectividade de série, ele já sai de fábrica até mesmo com um assistente de condução, no caso o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência.




