Sucessor do BYD Tan é visto na China e terá muitas evoluções técnicas
SUV elétrico topo de linha da marca chinesa aposta em plataforma inédita e preserva atributos como a carroceria de grande porte
César Tizo - janeiro 29, 2026
Imagens sem camuflagem do novo SUV elétrico topo de linha da BYD circularam em sites chineses nesta semana e revelam o que deve ser a próxima geração do modelo conhecido no Brasil como Tan. O veículo flagrado aparece com o emblema “Great Tang” na traseira, nome que desponta como favorito na campanha pública de batismo promovida pela marcano país asiático, e sinaliza uma evolução significativa em relação ao veículo atualmente comercializado no Brasil.
Visualmente, o novo Tang chinês adota a mais recente identidade de design da BYD. A dianteira traz luzes diurnas em LED interligadas por toda a largura do carro, combinadas com faróis verticais, criando uma assinatura luminosa marcante e reforçando o posicionamento de modelo flagship da marca. Na traseira, o SUV segue a tendência de lanternas conectadas, além de exibir o emblema “4.9S”, em alusão à aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.
Outro detalhe relevante é o local onde o veículo foi flagrado na China: uma estação de recarga ultrarrápida de um megawatt. Isso reforça os indícios de que o novo Tang/Tan será construído sobre a Super e-Platform da BYD, arquitetura que permite carregamento em altíssima potência e a utilização de motores elétricos capazes de atingir até 30.000 rpm. Protótipos camuflados já haviam indicado, inclusive, que o modelo pode estrear a tecnologia de esterçamento das rodas traseiras na linha da marca.
Novo BYD Tang 9 flagrado na China – Imagem: reprodução Weibo
Considerando que o Tan aqui no Brasil é um modelo de nicho, atualmente tabelado em R$ 536.800, e serve como uma vitrine de tecnologia da BYD também por aqui, são grandes as chances de que o SUV inaugure em nosso mercado a tecnologia de recarga ultrarrápida da fabricante.
Pelas informações preliminares, o novo Tang/Tan seguirá posicionado como um SUV elétrico de grande porte, alcançando 5,2 metros de comprimento e oferecendo entre-eixos superior a 3,1 metros, o que significa um salto considerável no porte em relação ao Tan atual que chega ao Brasil, por exemplo.
Novo BYD Tang 9 flagrado na China – Imagem: reprodução Weibo
O conjunto propulsor também chama atenção, com a expectativa de que o novo Tang/Tan seja oferecido com um conjunto de três motores elétricos – um dianteiro e dois traseiros – que pode ultrapassar 500 kW de potência combinada, o equivalente a mais de 670 cv.
A novo linha Tang 9 Series foi anunciada oficialmente pela BYD durante o Dynasty Festival, realizado em 10 de janeiro, ao lado do sedã Han 9 Series. Ambos os modelos representam o ápice tecnológico da divisão Dynasty e têm lançamento confirmado para o primeiro semestre deste ano no mercado chinês.
Novo BYD Tang 9 flagrado na China – Imagem: reprodução Weibo
No Brasil, ainda não há confirmação sobre a chegada da nova geração do Tan ao mercado brasileiro, mas o surgimento do SUV renovado na China evidencia os planos da BYD de elevar ainda mais o nível de seus modelos topo de linha, tanto em porte quanto em desempenho e tecnologia. Vamos acompanhar.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.