Quase sem disfarces: novo Fiat Fastback já mostra como vai ficar
Com menos camuflagem, protótipo expõe formas quase definitivas da nova geração do SUV-cupê; veja fotos
César Tizo - fevereiro 4, 2026
Aos poucos vamos conhecendo as formas definitivas da próxima geração do Fiat Fastback. Flagras bastante reveladores publicados por Walter Vayr em seu perfil @gabetzspyunit mostram um protótipo do SUV cupê renovado rodando com camuflagem bem mais leve, o que já permite identificar mudanças importantes no desenho da carroceria e indica que a atualização completa do produto está em fase avançada de desenvolvimento.
Diferentemente de algumas fotos iniciais, quando praticamente toda a carroceria era escondida por painéis falsos, agora a cobertura adesiva nos permite observar com clareza as formas definitivas do novo Fastback. As laterais aparecem mais limpas, deixando claro que o modelo manterá a silhueta já conhecida, com teto inclinado e apelo mais dinâmico, marca registrada do Fastback desde o lançamento.
Na frente, é possível notar alterações no conjunto óptico e no para-choque. Os faróis parecem mais retangulares, com nova assinatura de iluminação em LED, enquanto a grade deve ganhar desenho mais moderno, alinhado à identidade mais recente da Fiat, inaugurada pelo Grande Panda europeu. As entradas de ar inferiores também sugerem formato mais horizontal, reforçando a sensação de largura.
Em um dos melhores flagras até o momento, nova geração do Fiat Fastback aparece em testes com bem menos camuflagem – Imagem: Walter Vayr/@gabetzspyunit
O perfil, ao que tudo indica, é mais comedido nas formas. As portas seguem um estilo convencional, enquanto a linha de cintura, como é esperado em um SUV, é mais elevada, um recurso estético para favorecer a sensação de robustez. O caimento do teto, por sua vez, segue a proposta observada atualmente no Fastback nacional. As rodas do protótipo, por sua vez, já aparentam ser do veículo final, exibindo traços trabalhos e apenas uma camuflagem adesiva.
Na traseira, mesmo ainda com os disfarces, já se percebe um novo arranjo da assinatura luminosa das lanternas, além do para-choque bastante integrado com o conjunto.
Internamente, a tendência é que o Fastback dê um salto no quesito tecnologia, oferecendo um conteúdo superior de assistência à condução, além de mais bolsas infláveis para incrementar a segurança passiva.
Na parte técnica, não são esperadas alterações profundas. O Fastback de nova geração pode manter os motores 1.0 turbo e 1.3 turbo, além das versões micro-híbridas já oferecidas em alguns catálogos, preservando o foco em desempenho equilibrado e consumo contido. Quem sabe alguma forma de propulsão híbrida plena ou mais sofisticada pode figurar no leque de opções do novo Fastback, algo necessário para encarar futuros rivais no segmento.
Segundo apurações da imprensa especializada na Europa, o novo Fiat Fastback poderá ser apresentado ainda neste ano por lá. Aqui no Brasil, por sua vez, a Fiat terá como grande destaque em 2026 a apresentação do novo Argo 2027 baseado no Grande Panda, estreia que celebra ainda os 50 anos de operação da marca italiana no Brasil. Por conta disso, a chegada do Fastback de segunda geração ao mercado brasileiro não deverá ocorrer antes de 2027. Vamos acompanhar!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.