Ford EcoSport usado: optar pelo Storm ou Titanium?
Leitor está em dúvida entre as opções mais completas do SUV compacto e pediu nossa ajuda para definir a compra
César Tizo - fevereiro 9, 2026
Estou comparando as versões Storm e Titanium do Ford EcoSport 2.0. Quais são as principais diferenças entre elas e, considerando desempenho, conforto e custo/benefício, qual costuma ser a melhor opção? A Storm consome mais combustível do que a Titanium? – pergunta enviada por Kenedy
Kenedy, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Quando falamos das versões topo de linha do Ford EcoSport à época, no caso a Storm e a Titanium, ambas equipadas com o motor 2.0 16V flex com injeção direta, estamos olhando hoje para exemplares na faixa de R$ 80 mil no mercado de usados, considerando unidades com cerca de cinco anos de uso.
A principal diferença entre elas está na proposta. A Storm agrega um atributo técnico importante: a tração integral sob demanda. Mesmo que você não tenha a intenção de usar o SUV sobre vias não pavimentadas ou se aventurar no off-road, o sistema de tração nas quatro rodas aprimora o controle dinâmico e favorece a segurança ativa, portanto é algo que deve ser sempre valorizado.
Sobre o asfalto molhado, por exemplo, situação comum no uso diário, a aderência do automóvel tende a ser superior, com melhor distribuição de força entre os eixos e menor chance de perda de tração. Esse ganho em previsibilidade ao dirigir acaba sendo relevante inclusive no ambiente urbano.
Por isso, considerando que os preços das duas versões costumam ser muito próximos, faz mais sentido direcionar seu dinheiro para a aquisição do EcoSport Storm.
Em termos de equipamentos, o EcoSport Titanium já entrega um pacote bem completo. Ele oferece teto solar, revestimento interno sintético na cor Light Stone, central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, monitoramento de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e joelho para o motorista), chave presencial, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e áudio Sony Premium com 9 alto-falantes, entre outros itens.
Ford EcoSport Titanium 2.0
A versão Storm mantém praticamente o mesmo conteúdo de conforto e tecnologia. Além da tração integral, adiciona diferenciais visuais e funcionais, como faróis com máscara negra, lanternas fumê, estepe com capa rígida personalizada, bagageiro de teto com barras transversais, grade exclusiva com o nome Storm, grafismos na carroceria e acabamento interno na tonalidade Ebony Black. As rodas são de liga leve aro 17”, assim como na Titanium.
No conjunto motor e câmbio, não há diferenças. O motor 2.0 entrega até 176 cv nos dois catálogos e trabalha bem com o câmbio automático de 6 marchas, garantindo desempenho adequado com a proposta do EcoSport.
Por fim, quanto ao consumo, a diferença é pequena. A versão Titanium registra médias oficiais de 8,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina. Já o EcoSport Storm percorre 8,5 e 11,4 km/l, respectivamente. Ou seja, há leve aumento no gasto de combustível por conta da tração integral e da massa em ordem de marcha adicional, mas nada que altere de forma significativa o custo de uso.
No balanço geral, pelo ganho em segurança e preço semelhante, o EcoSport Storm costuma entregar o melhor custo-benefício entre as duas versões.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.