Hyundai Creta 2027 estreia com motor 1.6 turbo flex, mas perde potência para pagar menos IPI
SUV passa a oferecer motorização bicombustível em suas configurações topo de linha; potência cai de 193 cv para até 176 cv
César Tizo - fevereiro 11, 2026
A Hyundai promoveu uma reorganização estratégica na linha Creta para o ano-modelo 2026/2027. Líder de vendas no varejo brasileiro nos últimos três anos, o SUV passa a contar com o motor 1.6 turbo em configuração flex e aproveita a mudança para reposicionar suas versões, alterando a hierarquia da gama.
A principal novidade é a N Line, de apelo visual esportivo, que deixa de usar o antigo 1.0 turbo e assume o posto de versão topo de linha ao adotar o novo 1.6 TGDI Flex. Com isso, a Ultimate, que antes ocupava o topo, passa a figurar logo abaixo, mantendo o mesmo pacote de equipamentos, mas também com a motorização atualizada.
Segundo a Hyundai, a mudança busca reforçar a competitividade do modelo e adequá-lo às exigências do programa federal Mobilidade Verde e Inovação (MOVER), que relaciona alíquotas de IPI à eficiência energética e à potência dos veículos.
Na prática, isso levou a uma recalibração do motor 1.6 turbo.
Antes, quando funcionava exclusivamente a gasolina, o propulsor 1.6 TGDI entregava 193 cv. Agora, em configuração flex, a potência máxima passa a ser de 176 cv com gasolina e 173 cv com etanol, uma redução de até 20 cv. O torque máximo, porém, permanece inalterado em 27 kgfm, sempre disponível a partir de 1.500 rpm.
Hyundai Creta N Line Flex 2027
De acordo com a marca, como a faixa de uso mais comum do dia a dia ocorre até cerca de 4.500 rpm, o comportamento dinâmico não deve ser afetado. Nessa zona de rotação, a entrega de força é equivalente à do motor anterior, preservando retomadas e agilidade urbana.
Ao contrário do que ocorre com a maioria dos propulsores bicombustíveis, a Hyundai explica que a potência máxima do 1.6 TGDI Flex é superior com gasolina do que com etanol por conta do “projeto do motor“, nas palavras da fabricante.
Além do novo conjunto mecânico, o Creta N Line 2027 recebe rodas diamantadas exclusivas aro 18 polegadas e o modo de condução “Smart”, que ajusta automaticamente respostas de acelerador e câmbio conforme o estilo do motorista. Permanecem também os modos Eco, Normal e Sport.
Já a versão Platinum, equipada com o motor 1.0 turbo flex, ganha atualizações visuais, com faróis e setas dianteiras em LED.
A reestruturação ocorre em um momento favorável para o modelo. Em 2025, o Creta registrou 58.560 unidades vendidas no varejo, segundo a Fenabrave, mantendo-se como o único SUV a liderar historicamente essa faixa de mercado, que considera apenas vendas ao consumidor final, sem frotas ou locadoras.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.