Compra com isenção: Hyundai Creta Action ou Nissan Kait Sense?
Reincorporada ao portfólio do Creta na linha 2026, versão de entrada Action compartilha apelo racional com o Kait Sense
César Tizo - fevereiro 12, 2026
Boa tarde. Sou PcD e estou em dúvida sobre qual carro comprar. Estou avaliando o Nissan Kait Sense e o Hyundai Creta Action, que voltou a ser oferecido ao público PcD. Você pode me orientar sobre motor, itens de série, capacidade do porta-malas, equipamentos de segurança, rodas, facilidades e tecnologias disponíveis em cada um? Muito obrigado – pergunta enviada por José
José, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Recém-apresentado, o Hyundai Creta Action 2026 chega ao mercado com preço final para PcD tabelado em R$ 104.750. Já o Nissan Kait Sense, outro produto ainda recente, custa atualmente R$ 109.990 na modalidade de compra com isenção. No caso do SUV compacto da marca japonesa, estamos falando de uma configuração intermediária.
Mais racional na proposta, o Creta Action sai de fábrica com os principais recursos de segurança e comodidade, como 6 airbags, chave presencial, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 16” e câmera de ré. Um detalhe curioso é que a Hyundai oferece a câmera como item de série, porém o modelo não traz central multimídia de fábrica, equipamento disponível apenas como acessório na concessionária.
Já o Kait Sense Plus é mais completo no pacote de equipamentos, especialmente em segurança ativa. O modelo já oferece nessa configuração o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e o assistente de permanência em faixa, itens ausentes no Creta Action. O Nissan também traz rodas de liga leve aro 17”, faróis e lanternas em LED, chave presencial, sensor de estacionamento, central multimídia de 8” com câmera de ré, além dos 6 airbags.
Nissan Kait Sense Plus
Partindo para os conjuntos mecânicos, há uma diferença clara de proposta entre os dois SUVs, algo que merece atenção.
Priorizando robustez, durabilidade e baixo custo de manutenção, a Nissan aplica sob o capô do Kait o conhecido motor 1.6 16V flex aspirado com injeção indireta. Ele entrega até 113 cv e 15,2 kgfm com etanol, trabalhando em conjunto com o câmbio automático CVT. É um conjunto confiável, mas sem foco em desempenho. As acelerações e retomadas são apenas aceitáveis, e o consumo também não surpreende, com médias de até 11,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina.
O Creta Action, por sua vez, aposta no downsizing para oferecer maior eficiência. O motor 1.0 turbo flex com injeção direta rende até 120 cv com etanol e 17,5 kgfm de torque já a 1.500 rpm. A força máxima alcançada em baixas rotações melhora sensivelmente as respostas ao pedal do acelerador no uso urbano e em retomadas. O consumo também não desaponta, com médias de 12 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada com gasolina.
Hyundai Creta Action 2026
Falando de outros pontos importantes, o porta-malas é destaque positivo em ambos. O Kait transporta 432 litros de bagagens, enquanto o Creta tolera 422 litros, capacidades suficientes para uso familiar.
O Nissan, entretanto, fica devendo em espaço interno, principalmente para as pernas de quem viaja no banco traseiro. Curiosamente, mesmo com entre-eixos ligeiramente menor (2,61 m contra 2,62 m do Kait), o Creta acomoda melhor os passageiros na segunda fileira de assentos. A carroceria um pouco mais larga do Hyundai, com 1,79 m ante 1,76 m do Kait, também contribui para a sensação de maior espaço a bordo do SUV.
Portanto, José, a decisão de compra entre os dois modelos passa muito pelo seu perfil.
Se você prioriza desempenho, com acelerações e retomadas mais rápidas, além de consumo eficiente e conforto interno superior, o Creta Action pode ser a escolha mais interessante, mesmo exigindo a compra da central multimídia como um acessório.
Por outro lado, se o seu foco é receber direto do fabricante com um carro mais equipado, especialmente em segurança ativa e tecnologia, o Kait Sense Plus já entrega tudo pronto. Contudo, faça um bom test-drive para verificar se ele lhe agrada ao volante e o espaço interno é suficiente para sua convivência diária e o uso que você fará do carro.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.