CAOA Chery Tiggo 5x Sport é uma boa opção para PcD?
Leitor é dono de um Hyundai Creta e considera a compra de um Tiggo 5x, porém tem dúvidas com relação ao consumo
César Tizo - janeiro 15, 2024
Bom dia César, sou PCD e tenho um Hyundai Creta 2017, só elogios para o carro, porém pretendo trocá-lo e minha dúvida é qual SUV escolher. Já vi diversas análises e está difícil escolher. Gostei muito do CAOA Chery Tiggo 5X Sport mas dizem que é gastão. Independente de eu ter gostado do Tiggo qual seria sua indicação. Se possível também me indique um sedã. Muito obrigado – pergunta enviada por João
João, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sobre o CAOA Chery Tiggo 5x Sport, o SUV oferece algumas vantagens técnicas interessantes, entre elas a suspensão independente nas quatro rodas com layout traseiro do tipo multibraço, configuração não encontrada em nenhum rival direto na mesma faixa de preço.
Contam também a favor do Tiggo 5x o sistema de freio a disco nas quatro rodas, o revestimento interno de couro, a central multimídia com tela de 10,25″, entre outros itens.
Porém, como você bem aponta na pergunta, o consumo do Tiggo 5x Sport está longe de ser uma referência no segmento.
O SUV compacto é movido pelo propulsor 1.5 turbo flex com até 150 cv e 21,4 kgfm de torque associado ao câmbio automático CVT.
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o modelo alcança médias oficiais de 9,9 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com gasolina.
Se o compararmos com o Jeep Renegade 1.3 turbo, modelo que, inclusive, oferece mais potência (185 cv) e torque (27,5 kgfm) do que o Tiggo 5x Sport, temos no representante da marca norte-americana números de consumo muito mais favoráveis, no caso médias de 11 km/l no ciclo urbano e 12,8 km/l no uso rodoviário também com gasolina.
É fato que o Tiggo 5x Sport é um modelo que vai lhe oferecer nível de espaço interno semelhante ao encontrado no seu Hyundai Creta atual, apesar do porta-malas menor (340 litros) no caso do representante da CAOA Chery.
Porém, se a questão do consumo elevado é algo que você deseja evitar, talvez seja interessante no seu caso você considerar a compra de um Chevrolet Tracker.
O modelo da GM conta com mecânica eficiente (1.0 turbo) e sua cabine é tão ampla e confortável quanto a do seu Hyundai Creta atual. O Chevrolet tem ainda porta-malas para 393 litros, portanto superior em relação ao Tiggo 5x Sport.
O Tracker em seu catálogo de entrada, que hoje pode ser adquirido por R$ 106 mil após as isenções, também oferece uma lista de equipamentos de série bastante equilibrada, já contemplando itens como 6 airbags, controles de tração e estabilidade, chave presencial, central multimídia, câmera de ré, entre outros recursos.
Indicação de sedã
Por fim, sobre a indicação de sedã que hoje pode ser adquirido pelo público PcD, creio que uma excelente escolha fica para o Volkswagen Virtus.
O modelo em sua configuração 170 TSI com câmbio automático custa cerca de R$ 102 mil após as isenções e incentivos da marca VW.
Contam a favor do Virtus a cabine extremamente ampla e com uma generosa área livre para as pernas dos passageiros na segunda fileira de assentos, além de um notável porta-malas para 521 litros de bagagens.
Do ponto de vista técnico, o motor 1.0 turbo com injeção direta associado ao câmbio automático de 6 marchas confere desempenho suficiente ao modelo e médias de consumo competitivas, no caso de 12,1 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina.
Em termos de custo/benefício, o Virtus 170 TSI automático tem o diferencial de já sair de fábrica até mesmo com dois assistentes de condução, no caso o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e o piloto automático adaptativo.
O sedã tem ainda 6 airbags, controles de tração e estabilidade, carregador de smartphones por indução, faróis de LED, rodas de liga leve aro 15″, sensor de estacionamento e central multimídia.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok