Hyundai Creta indiano ganha motor 1.5 turbo, interior moderno e visual menos polêmico
Muitas evoluções apresentadas para o Creta indiano deverão chegar ao SUV compacto também produzido no Brasil; confira
César Tizo - janeiro 16, 2024
Como previamente informado pela marca, a subsidiária indiana da Hyundai revelou nesta terça-feira (16) o aguardado pacote de evoluções para Creta.
Na parte externa, como foi possível constatar em imagens previamente divulgadas pela Hyundai India, a marca eliminou o visual polêmico da presente geração do SUV, atualizando a dianteira e a traseira do Creta com traços que tendem a agradar um número maior de consumidores.
Com isso, os conjuntos luminosos dianteiro e traseiro presentes no Creta hoje fabricado no Brasil abriram espaço para uma generosa grade frontal em linha com modelos mais recentes da Hyundai acompanhada por faróis e luzes de condução diurna conferindo um apelo robusto à dianteira do SUV.
Na parte posterior, a Hyundai preparou novas lanternas para o Creta acompanhadas por uma régua central posicionada na tampa do porta-malas.
Apenas o perfil do SUV não foi alterado, exceto pela inclusão de rodas de liga leve com novos estilos de acordo com a versão.
O novo Creta 2024 indiano passa a registrar 4,33 m de comprimento, única dimensão em que notamos aumento em relação ao Creta brasileiro, que alcança 4,30 m. Tanto a largura (1,79 m) quanto o entre-eixos (2,61 m) seguem inalterados.
Interior moderno
Outro avanço significativo para o Hyundai Creta 2024 ficou para o painel e o console central.
Os designers optaram por trazer ao SUV compacto uma solução cada vez mais difundida entre carros modernos, no caso o uso de displays digitais para exibir as informações do painel de instrumentos e da central multimídia.
No caso do novo Creta indiano, cada uma das telas conta com 10,25″.
Para tanto, a Hyundai precisou redesenhar toda a área do painel, saídas de ar, entre outras regiões, preservando o cuidado com a boa seleção de materiais.
Ao menos no país asiático, o Hyundai Creta 2024 poderá receber em seus catálogos superiores um sistema de som especialmente desenvolvido pela Bose com 8 alto-falantes.
O comando do sistema de climatização também passa a ser uma nova peça e oferece a função automática digital dependendo da versão do SUV.
Novo motor
Na parte técnica, um avanço do Hyundai Creta 2024 recém-lançado na Índia fica para a introdução local de uma nova opção mecânica, no caso baseada no motor 1.5 turbo.
Por lá, o motor 1.5 Turbo GDi conta, como a sigla indica, com injeção direta e alcança 160 cv e 25,8 kgfm de torque trabalhando em conjunto com o câmbio de dupla embreagem e 7 marchas.
Trata-se de uma novidade que merece nossa atenção, uma vez que o propulsor 1.5 turbo poderia ser um bom substituto, aqui no Brasil, para o 2.0 Smartstream hoje presente sob o capô do Creta Ultimate nacional.
O propulsor aspirado é flex e oferece até 167 cv e 20,6 kgfm. Como os principais concorrentes do Creta nacional oferecem motores sobrealimentados em suas configurações topo de linha, a migração para o 1.5 TGDI pode ser uma decisão relevante para a Hyundai aqui no Brasil. A conferir.
Reflexos para o Brasil?
Sem dúvida as evoluções observadas no Creta 2024 indiano merecem nossa total atenção uma vez que elas podem ser aplicadas talvez até em sua integralidade no SUV fabricado em Piracicaba (SP).
É mais provável que o facelift para o Creta nacional ocorra apenas no ano que vem inaugurando a linha 2026 do SUV compacto.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok