Conheça a “superplataforma” que vai figurar em modelos da Jeep
Stellantis lança sua inédita arquitetura STLA Large, que vai sustentar os projetos dos veículos de maior porte de marcas como Jeep, Alfa Romeo, Chrysler, entre outras
César Tizo - janeiro 21, 2024
A Stellantis lançou nesta semana sua aguardada plataforma STLA Large.
A arquitetura em questão será aplicada nos veículos de maior porte e também de vocação premium da empresa, figurando inicialmente em 8 novos modelos que serão lançados entre este ano e 2026.
De acordo com a Stellantis, as primeiras marcas que devem colocar a plataforma STLA Large no mercado serão a Dodge, Jeep e a Chrysler, seguidas em uma etapa posterior por Alfa Romeo e Maserati.
Entre suas credenciais técnicas, a arquitetura STLA Large nasce com uma aplicação especialmente pensada para automóveis elétricos, entretanto ela poderá também ser adotada em projetos que contemplam mecânicas híbridas ou puramente térmicas.
Entre seus diferenciais, a STLA Large permitirá acomodar baterias de até 118 kWh, o que pode resultar em autonomia na casa de 800 km dependendo do modelo.
A plataforma também prevê alta eficiência de carregamento, na faixa de 4,5 kWh por minuto, e contempla arquiteturas elétricas de 400 volts ou 800 volts.
Criada para veículos de grande porte (categorias D e E na Europa), a STLA Large poderá ser aplicada desde sedãs grandes até utilitários robustos focados no uso off-road.
Principais métricas da STLA Large:
Faixa de comprimento total: 4.764-5.126 mm (187,6-201,8 polegadas)
Faixa de largura total: 1.897-2.030 mm (74,7-79,9 polegadas)
Distância entre eixos: 2.870-3.075 mm (113,0-121,1 polegadas)
Faixa de afastamento à terra: 5,5-11,3 polegadas (140-288 mm)
Diâmetro máximo do pneu: 858 mm (32,6 polegadas)
Além da modularidade construtiva, a STLA Large poderá acomodar diferentes tipo de tração e um ou mais motores elétricos, resultando em acelerações de 0 a 100 km/h na casa de 2 segundos dependendo da proposta do modelo.
Outra particularidade da STLA Large é que, para se adaptar à proposta do modelo, a plataforma aceita melhorias no trem de força, tais como diferenciais de deslizamento limitados ou desconexões nas extremidades das rodas, que podem melhorar o desempenho ou reduzir o arrasto mecânico para melhorar a eficiência e o alcance.
“No geral, a plataforma STLA Large tem o potencial de suportar uma potência extrema que superará qualquer um dos motores V8 Hellcat existentes“, detalha a Stellantis em comunicado.
Vale lembrar que, em julho de 2023, a Stellantis realizou a apresentação da plataforma STLA Medium, irmã da arquitetura STLA Large destinada a veículos de porte médio a médio-grande (segmentos C e D europeus).
Além da STLA Medium e da STLA Large, a nova família de plataformas globais da Stellantis ganhará o reforço, em breve, das arquiteturas para modelos pequenos (segmento B europeu) e uma derivação específica (STLA Frame) para veículos que adotam a construção de carroceria sobre chassi, como é o caso das picapes com capacidade de carga superior.
Uma boa aposta é que caberá o Jeep Wagoneer S estrear a plataforma STLA Large. O modelo, que será lançado nos EUA no segundo semestre deste ano, terá 600 cv de potência e deverá ser oferecido pela marca em escala global, tornando-se um candidato ao mercado brasileiro.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok