Leitor prioriza desempenho, economia e conforto e ficou em dúvida entre os dois SUVs
César Tizo - março 4, 2024
Qual a melhor escolha entre Fiat Fastback Audace e CAOA Chery Tiggo 7 Sport considerando desempenho, economia e conforto? – pergunta enviada por Júnior
Júnior obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Vamos começar a análise levantando alguns pontos objetivos sobre os dois modelos que vão ao encontro das características que você prioriza em seu próximo automóvel.
Iniciando pelo consumo de combustível, temos médias oficiais, de acordo com o Padrão Brasileiro de Etiquetagem Veicular, de 11,1 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com gasolina para o Tiggo 7 Sport, que traz propulsor 1.5 turbo flex (150 cv/21,4 kgfm) sob o capô.
O Fastback Audace, por sua vez, alcança parciais de 11,9 km/l no ciclo urbano e de até 14,6 km/l no uso rodoviário. Temos, portanto, uma vantagem inquestionável para o Fiat com o seu 1.0 turbo com injeção direta associado ao câmbio automático CVT, mesma tecnologia de transmissão empregada no Tiggo 7.
Migrando para o conforto, se a carroceria maior do Tiggo 7 Sport lhe cobra a conta no consumo, o SUV da CAOA Chery rebate essa questão com uma cabine muito mais aconchegante para 5 passageiros em relação ao Fastback, ponto, aliás, no qual o Fiat deixa a desejar.
Tanto o motorista quanto os passageiros, inclusive aqueles na segunda fileira de assentos, vão encontrar espaço de sobra no Tiggo 7 Sport.
Vale destacar que o SUV da CAOA Chery supera o Fiat em termos de volume disponível para bagagens no porta-malas (525 litros), até então um trunfo do Fastback com seus 516 litros (padrão VDA).
Sobre desempenho, novamente temos uma discreta vantagem para o Fastback Audace, que alcança 100 km/h em apenas 9,4 segundos com etanol, enquanto o Tiggo 7 Sport leva por volta de um segundo a mais na mesma prova de performance.
É necessário realçar, contudo, alguns atributos técnicos importantes no caso do Tiggo 7 Sport tais como a suspensão independente (com layout multibraço traseiro) e o freio a disco nas quatro rodas, pontos que denotam um projeto mais sofisticado em relação ao Fastback.
Por fim, considerando que a Fiat tabela o Fastback Audace em R$ 142.990, temos uma relação custo/benefício muito mais favorável ao Tiggo 7 Sport (R$ 134.990).
É fato que o Fastback Audace tem como diferenciais o fato de sair de fábrica com ao menos três assistentes de condução (frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e farol alto automático), porém fica devendo em segurança passiva, por exemplo, sendo equipado com apenas 4 airbags contra 6 bolsas infláveis no Tiggo 7 Sport.
Além disso, o SUV intermediário da CAOA Chery sai de fábrica com os controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve aro 18″, faróis full-LED, revestimento interno de couro, sensor de estacionamento, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, painel de instrumentos digital com tela de 12,3″, carregador de smartphones por indução, central multimídia com tela de 10,25″ e espelhamento de smartphones, bancos do motorista e do passageiro com ajustes elétricos, câmera de ré e chave presencial, portanto uma lista robusta.
Em resumo, como foi possível conferir, o CAOA Chery Tiggo 7 Sport desponta como uma escolha bem mais completa.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok