Trocando um Onix 2017: leitora deseja o melhor SUV para PcD
Leitora deseja um modelo que combine bom custo/benefício, qualidade e pouca manutenção
César Tizo - março 4, 2024
Tenho um Chevrolet Onix LTZ 2017 e gostaria de trocar por um SUV mais alto pois sou PcD, qual melhor opção pensando no melhor valor e melhor qualidade, pouca manutenção e tal – pergunta enviada por Sueli
Sueli obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Recentemente preparei um conteúdo em nosso canal no YouTube no qual selecionei boas opções de modelos para PcD que você encontra no mercado neste início de ano.
Falando especificamente da categoria de SUVs compactos elegíveis à compra com isenção tanto do IPI bem como do ICMS proporcional, creio que o CAOA Chery Tiggo 5x Sport e o Jeep Renegade figuram como excelentes opções quando levamos em conta o que eles oferecem em termos de conjuntos propulsores, custo/benefício e o projeto de maneira geral.
A dupla, por exemplo, figura como uma das poucas opções entre os concorrentes diretos com suspensão independente (McPherson no caso do Jeep e multibraço traseira no CAOA Chery) e freio a disco nas quatro rodas.
Os dois produtos também contam com preços competitivos após as isenções tributárias e boas listas de itens de série.
No caso do Tiggo 5x Sport 2025, por exemplo, a CAOA Chery oferece o SUV na cor preta com preço sugerido de R$ 100.830,38 aos consumidores PcD. De série, ele já conta com revestimento interno em material premium, chave presencial, câmera de ré, sensor de estacionamento, 6 airbags, central multimídia com tela de 10,25″, entre outros recursos.
Com comprimento (4,31 m) ligeiramente acima da média entre os SUVs compactos e um bom entre-eixos de 2,61 m, o Tiggo 5x Sport tem a vantagem de oferecer mais espaço para os passageiros do banco traseiro. Seu porta-malas para 340 litros, contudo, está em linha com o dos concorrentes.
Apesar dos bons números de potência (150 cv) e torque (21,4 kgfm), o Tiggo 5x Sport pede atenção em relação ao consumo, com números oficiais de apenas 9,9 km/l na cidade com gasolina e 11,5 km/l na estrada se abastecido com o mesmo combustível.
O Jeep Renegade, por sua vez, tem nível de eficiência superior com o seu 1.3 turbo (185 cv/27,5 kgfm) associado ao câmbio automático 6 marchas, registrando parciais de 10,9 km/l no ciclo urbano e 12,7 km/l em rodovias com gasolina.
O SUV compacto da Jeep gravita nos R$ 102 mil após as isenções e, apesar de não ser tão bem equipado quanto o Tiggo 5x, ao menos oferece os principais recursos de segurança e conectividade além do alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e o assistente de permanência em faixa.
Logo, Sueli, vale você fazer um bom test-drive com os dois modelos apresentados aqui e apreciar qual lhe agrada mais, além, é claro, de analisar qual é a negociação mais favorável na concessionária.
Independentemente do produto que você escolher, certamente estará levando para a garagem de casa um competente SUV destinado ao segmento PcD.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok