O que pesa mais: controle de estabilidade ou câmbio automático?
Leitor quer saber se deve optar pelo Hyundai HB20S ou o Ford Ka+ e pediu a ajuda do Guru
grano - junho 13, 2017
Olá, estou em dúvida entre Ford Ka SEL PLUS 1.5 e HB20S Premium 1.6 Automático. O primeiro tem controle de estabilidade, o segundo tem opção de câmbio automático de 6 velocidades. Qual fator pesa mais na hora da compra? Essa é a minha dúvida! Obrigado – pergunta enviada por Rafael Ribeiro
Rafael obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sua questão nos coloca em uma posição em que precisamos levar dois fatores importantes na hora da escolha de seu próximo carro.
Os controles de tração e estabilidade são equipamentos importantíssimos do ponto de vista da segurança ativa, tanto que já são obrigatórios na Europa e também passarão a sê-lo por aqui na próxima década. Ao permitir manter o carro na trajetória desejada pelo motorista em especial nas situações de emergência, a dupla pode evitar acidentes graves e poupar a vida dos ocupantes do carro.
Já o câmbio automático, por sua vez, traz consigo um apelo mercadológico cada vez mais importante. Desde o segmento dos compactos de entrada esse tipo de transmissão está ganhando cada vez mais espaço na preferência dos consumidores. Ao colaborar em grande parte para o conforto ao volante, em especial para quem enfrenta com frequência os congestionamentos dos grandes centros urbanos, as caixas automáticas já não tem mais aquela aura de equipamento de luxo como no passado. Cada vez mais sofisticadas e eficientes, elas chegam a proporcionar mais economia de combustível e até mesmo colaboram para o desempenho do carro, deixando para trás muitas transmissões manuais.
Logo, Rafael, o ideal mesmo é encontrarmos um carro que concilie tanto os controles de estabilidade e tração como o câmbio automático.
Essa escolha praticamente inexiste atualmente no segmento de sedãs compactos, já que os representantes ou oferecem a transmissão automática ou ficam devendo os controles de tração e estabilidade. Uma exceção é o Renaut Logan, que em sua versão Dynamique concilia o controle de estabilidade (ESP) com o câmbio automatizado EasyR. A transmissão, contudo, não me agrada pelos ”soluços” a cada troca de marcha quando opera em Drive devendo em muito nesse aspecto para uma caixa automática convencional ou CVT, por exemplo.
Se você aceita uma sugestão, Rafael, um modelo que vale a pena você considerar no momento é a aquisição de um Fiat Argo. Caso você abra mão da carroceria sedã, o modelo recém-lançado concilia em sua versão Precision 1.8 16V tanto os controles de tração e estabilidade como a transmissão automática de 6 marchas, surgindo como uma boa opção no segmento. O Argo Precision já foi avaliado por nós e agradou!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok