De olho na valorização futura: em qual clássico dos anos 80 e 90 devo investir no momento?
Leitor está de olho em modelos nacionais como o Ford Escort XR3, Chevrolet Opala Diplomata, entre outros
César Tizo - março 26, 2024
Guru, boa noite! Na sua opinião, qual veículo deverá ter a maior valorização como clássico e que ainda é viável comprar: kadett gsi, escort xr3 2.0, vectra gsi, diplomata 2 portas entre 85 a 88 ou o omega CD? Estou pesquisando para comprar pensando no futuro e busco a melhor relação custo/benefício. Sei que o diplomata já é um clássico, mas seus preços estão nas alturas. Obrigado de antemão – pergunta enviada por Welton
Welton, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Bem interessante a questão colocada por você, uma vez que nos permite abordar um tema não muito comum.
Para quem considera a aquisição de um automóvel nacional com valor colecionável de olho em uma valorização futura, ou seja, pensando na compra também como um investimento de longo prazo, é fundamental adquirir esse veículo com uma boa margem para ganho, ponto que é muito bem destacado na pergunta do leitor.
Hoje em dia está cada vez mais difícil encontrarmos exemplares de Fusca ou Kombi, por exemplo, que se enquadrem nessa situação, até pelo fato da posição consolidada da dupla entre os veículos clássicos.
Além disso, como bem apontado pelo Welton, o Chevrolet Opala é outro veículo que passa por um forte período de valorização recente.
Entre os modelos selecionados pelo leitor e levando em consideração o panorama atual do mercado, modelos como o Chevrolet Kadett GSi e o Ford Escort XR3 ainda podem ser encontrados por valores não proibitivos e têm uma sólida perspectiva de valorização no futuro.
Inclusive é possível encontrar unidades do Escort XR3 validadas com a placa preta, porém exigem um gasto financeiro maior.
Lançado no Brasil em 1983, o Escort foi o primeiro carro mundial da Ford e marcou o surgimento dessa tendência, que buscava o compartilhamento de projetos e componentes para reduzir custos. Quando chegou ao Brasil, o Escort já estava na terceira geração na Europa, detalha a Ford.
A versão esportiva XR3 (sigla para Experimental Research 3) se tornou o ícone da linha, com quatro faróis auxiliares, aerofólio traseiro, teto solar, rodas aro 14″ no estilo “trevo de quatro folhas” e pneus de perfil baixo – outra novidade em carros nacionais. O motor 1.6 com calibração especial oferecia 10 cv a mais em relação às demais versões.
O Escort XR3 Conversível fez sua estreia em 1985 e tornou-se o sonho de consumo na época, um dos motivos pelos quais o Ford garante seu apelo colecionável até hoje.
O Escort também foi o primeiro carro brasileiro a oferecer simultaneamente a opção de duas ou quatro portas e tinha três versões de acabamento: básica, L e GL.
A versão Ghia, de luxo, chegou depois com vidros e travas elétricos, vidros com efeito dourado, limpador de para-brisa ajustável e indicadores de desgaste do freio, nível de combustível, óleo e líquido de arrefecimento. Os bancos de veludo e o relógio azul no teto eram itens adicionais de requinte.
Em 1986, o Escort foi reestilizado e recebeu aprimoramentos no capô, grade, faróis, piscas e para-choques envolventes.
O hatch passou a ser comercializado apenas com carroceria 2 portas e motor 1.6. Com a formação da Autolatina, em 1989, as versões XR3 e Ghia receberam o motor AP 1.8 e a família foi ampliada com um sedã de duas portas, o Verona.
Em 1993, o Escort chegou à segunda geração local, com uma carroceria maior e totalmente nova além do interior modernizado. A carroceria antiga seguiu em linha na versão Hobby para o segmento de carros “populares”, primeiramente com motor 1.6 e depois com o 1.0 sob o capô. O Escort XR3 renovado, por sua vez, recebeu motor 2.0 com injeção eletrônica.
Olhando para mais opções de futuros clássicos nacionais, o Chevrolet Omega, em especial as unidades com motorização 3.0, é um produto de valor colecionável, entretanto não é fácil encontrar exemplares em bom estado.
Por fim, Welton, caso escolha os representantes de Chevrolet e Ford, você pode buscar potencializar seus lucros realizando uma boa investigação para encontrar unidades tanto do Kadett GSi quanto do Escort XR3 que necessitem de uma “revitalização”, o que pode lhe proporcionar um custo de compra mais favorável.
Apenas tenha o cuidado de efetuar as melhorias necessárias com profissionais habilitados em busca de restaurar a originalidade do carro.
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