Sugestão de carro automático e seguro na faixa de R$ 60.000
Leitora está em busca de um modelo com alto nível de segurança para transportar a família e pediu a ajuda do Guru dos Carros
grano - junho 26, 2017
Oi, Guru, Parabéns pelo seu trabalho e conhecimento ! Gostaria de investir em um carro que seja bastante seguro em torno de 60 mil e com câmbio automático .O uso será mais frequente para eu, meu marido e meu filho de 1 ano e meio, na cidade. Pretendemos aumentar a família em breve. Gostaria de um carro com controle de estabilidade, freio ABS e com airbags inclusive para os passageiros de trás .Sobre o airbag para os bancos de trás tenho muitas dúvidas sobre que tipo de airbag procurar. Os airbags laterais não podem devido ao bebê e cadeirinha, correto? E outros como cortina? Também não ? Ou é melhor procurar um carro sem airbag para os bancos de trás? Gostaria de esclarecer melhor sobre os melhores equipamentos de segurança pra família e qual a sugestão de carro nessa faixa de preço ( melhor nesta faixa) ou um pouco mais caro, se necessário . Gostamos de beleza , tecnologia e abrimos mão de grande espaço interno, pois neste quesito ”carregar objetos” somos mais minimalistas). Consumo menor de combustível e sustentabilidade são questões importantes pra nós. Agradeço a oportunidade! – pergunta enviada por Aline Guimarães
Aline obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Seu questionamento é muito interessante, em especial sobre a relação entre os airbags laterais e de cortina e o transporte de crianças. Para obtermos um posicionamento oficial sobre o assunto, pedi a ajuda do Latin NCAP, órgão não governamental que fiscaliza a segurança dos carros vendidos na América Latina. Seu secretário geral, Alejandro Furas, nos deu a seguinte resposta sobre o tema: ”os airbags de cortina podem interferir com as cadeirinhas para crianças em algum caso e isso é algo que Euro e Latin NCAP avaliam em casos nos quais o carro tenha estes airbags. Até agora avaliamos Nissan Murano, VW Golf e Seat Ateca com estes airbags e não eles apresentaram problemas para o transporte de crianças. Os airbags de cortina, por sua vez, não devem ser desativados”.
Fica claro que o quesito segurança é fundamental para você, Aline, e nesse atributo é interessante levarmos em conta também a qualidade estrutural do modelo e tudo o que ele é capaz de entregar em termos de proteção para os ocupantes.
Sob esse aspecto e levando em conta a faixa de R$ 60.000, o Ford New Fiesta desponta como uma boa opção.
De acordo com a avaliação do próprio Latin NCAP, o hatch obteve uma boa avaliação com 4 estrelas tanto para a proteção de adultos como crianças. Existem modelos com uma classificação maior, porém o que pesa a favor do New Fiesta é o fato de sua recém-lançada versão SE Plus automática já sair de fábrica com os controles de tração e estabilidade, algo raro considerando que estamos falando de um carro com transmissão de dupla embreagem e preço tabelado em competitivos R$ 55.990. No caso do Ford Fiesta SE Plus automático são oferecidos apenas os airbags frontais duplos.
Minha recomendação pelo Fiesta também leva em conta, Aline, o fato de que você e sua família não fazem questão de amplo espaço interno, já que esse não é um atributo do modelo. Vale a pena destacar, também, que a caixa automática de dupla embreagem do Ford já foi alvo de inúmeros problemas, os quais a marca alega já ter solucionado.
Uma alternativa interessante ao Ford Fiesta e pensando na segurança pode ser o Honda Fit. O preço sobe bem, com o monovolume tabelado em R$ 67.700 na versão LX automática CVT (não recomendo a compra da versão de entrada DX por ela não contar com o sistema de rebatimento de bancos ULTRa), porém o Fit traz um conjunto mecânico bem robusto e sua estrutura é muito seguro. O Honda Fit conquistou 5 estrelas na avaliação de segurança do Latin NCAP para a proteção de adultos e 4 estrelas na proteção para crianças.
O modelo contará com a moderna plataforma MQB A0, que deverá conferir a ele um elevado grau de segurança estrutural bem como a oferta dos controles de tração e estabilidade. O preço das versões automáticas deverá gravitar em torno de R$ 65.000 a R$ 70.000, mas valerá o investimento.
Além disso, o próprio Ford Fiesta deverá receber um facelift ainda neste ano, o qual trazer boas mudanças para o modelo como a troca da transmissão atual por uma caixa automática convencional mais robusta.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok