Nivus Sense, T-Cross Sense ou Polo Sense: qual é o melhor VW para PcD?
Marca alemã conta com um portfólio interessante para quem deseja um modelo com a isenção tanto de IPI quanto do ICMS proporcional
César Tizo - abril 4, 2024
Atualmente podemos dizer que a gama Volkswagen conta com um bom leque de opções para os consumidores PcD que desejam realizar a compra com isenção do IPI e os abatimentos proporcionais do ICMS e do IPVA.
Estamos falando, no caso da linha VW, da configuração Sense disponível nos portfólios do Polo, Nivus e T-Cross, todos eles equipados com câmbio automático e motorização 1.0 turbo com injeção direta.
Entre os três modelos, fica a dúvida: qual é a escolha mais equilibrada hoje em dia?
Preços
Como esperado, o VW Polo Sense é a opção mais acessível entre os três veículos, contando com preço sugerido de R$ 99.990 aos consumidores em geral e de R$ 87.028 aos cidadãos PcD após as isenções.
Vale a ressalva de que o Polo Sense conta com a calibração 170 TSI para o motor 1.0 turbo, portanto oferecendo até 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Com isso, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos com etanol e registra consumo oficial de 12,5 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
Já o T-Cross Sense (R$ 119.890) e o Nivus Sense (R$ 119.990) atuam na mesma faixa de preço e custam os mesmos R$ 100.700 na compra com isenção. Ambos têm sob o capô o propulsor 1.0 turbo na configuração 200 TSI, que resulta em até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, permitindo aos dois modelos alcançar 100 km/h na faixa de 10 segundos com etanol.
O consumo do Nivus Sense é de 11,9 km/l no ciclo urbano e de 14,1 km/l na estrada com gasolina, enquanto as parciais do T-Cross Sense ficam em 11,9 e 14,3 km/l, respectivamente.
Custo/benefício
É interessante salientar que, mesmo com o preço mais acessível, o Polo Sense sai de fábrica com uma lista competente de itens de série, na qual vale pontuar os 4 airbags, sensor de estacionamento, central multimídia, start/stop para auxiliar na redução do consumo urbano, volante com revestimento de couro e aletas para trocas de marchas sequenciais, piloto automático, faróis em LED e até chave presencial.
Na outra ponta, o VW T-Cross Sense é o menos equipado entre os três modelos, apesar de, em algumas promoções recentes da marca, o SUV ser oferecido para PcD com central multimídia e 3 anos de garantia, mesmo prazo também estendido ao Nivus Sense.
De qualquer forma, o T-Cross Sense chega ao mercado oferecendo apenas 6 airbags, start/stop, retrovisores elétricos com função tilt down no lado direito e sensor de estacionamento. Se você deseja outros recursos, terá que investir em acessórios adquiridos na própria concessionária ou em lojas especializadas.
O Nivus Sense se diferencia dos dois primos pela importante adição de dois assistentes de condução, no caso o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência (AEB) e o controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC).
O Nivus Sense também é equipado com 6 airbags, faróis em LED, rodas de liga leve aro 16″, sensor de estacionamento, central multimídia, volante com revestimento de couro e aletas para trocas de marchas sequenciais, entre outros.
Qual escolher?
Ao fazer a “ponte” entre o Polo e o T-Cross, o Nivus Sense aparenta ser a escolha mais equilibrada hoje em dia no portfólio da Volkswagen para quem deseja um modelo PcD beneficiado pela maior parte das isenções tributárias.
A diferença de exatos R$ 13.672 entre o Polo Sense e o Nivus Sense não chega a ser tão grande ao considerarmos que o crossover oferece recursos sofisticados de assistência à condução e nível de desempenho discretamente superior por conta da calibração 200 TSI para o motor 1.0 turbo.
Apesar do mesmo nível de espaço interno do Polo, uma vez que compartilha com o modelo diversos elementos estruturais, o Nivus tem a vantagem do porta-malas (415 litros) superior em relação ao hatch (300 litros) e até mesmo ao T-Cross (393 litros), algo a ser levado em conta.
E você, concorda com nossa análise? Qual seria sua escolha entre esses três modelos? Deixe suas considerações no campo de comentários logo abaixo!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok