Jeep Compass Bio-Hybrid deverá ser o primeiro híbrido nacional da Stellantis
Flagra do protótipo em fase final de testes sugere proximidade da estreia
César Tizo - abril 9, 2024
A Stellantis já deixou claro que vai iniciar por Goiana (PE) a eletrificação de seus modelos nacionais. O Polo Automotivo em questão, que também é responsável pela fabricação da Fiat Toro e da Ram Rampage, concentra a produção de SUVs da marca Jeep, no caso o Renegade, Compass e o Commander.
Resta a dúvida, contudo, sobre qual modelo produzido na planta pernambucana que será o responsável por inaugurar a família de plataformas Bio-Hybrid no Brasil.
Nesta semana, um flagra bastante revelador trazido à tona pelo @mentirasautomotivas pode ter esclarecido essa questão.
Um protótipo levemente camuflado do Jeep Compass foi fotografado por um seguidor do perfil e, ao que tudo indica, trata-se da inédita configuração eletrificada do SUV intermediário.
Tecnologia
Vale lembrar que a gama de plataformas eletrificadas Bio-Hybrid contempla três opções de mecânicas baseadas em motores térmicos.
A menos onerosa delas é a tecnologia híbrida-leve denominada apenas Bio-Hybrid. Ela, no caso, asota um “novo dispositivo elétrico multifuncional“, detalha a Stellantis, que substitui o alternador e o motor de partida.
O dispositivo em questão gera torque adicional para o motor a combustão do veículo e efetua a recarga da bateria adicional de lítio-íon de 12V, que opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do carro. O sistema agrega até 3 kW (4 cv) de potência, favorecendo o desempenho e reduzindo o consumo de combustível.
Acima da plataforma de entrada está a arquitetura Bio-Hybrid e-DCT, a qual, além do motor elétrico substituto para o alternador e o motor de partida, adiciona um segundo propulsor elétrico acoplado à transmissão de dupla embreagem.
A plataforma Bio-Hybrid e-DCT é equipada com bateria de lítio-íon de 48V e conta ainda com uma gestão eletrônica mais sofisticada, a qual controla a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, otimizando eficiência e economia, segundo detalha a Stellantis.
Por conta do porte do SUV e do segmento no qual está inserido, é mais provável que o Jeep Compass eletrificado receba o sistema Bio-Hybrid e-DCT sob o capô.
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