Um Fiat Argo HGT equipado ou um Ford Fiesta SEL EcoBoost?
Leitor está em dúvida entre qual dos dois hatches optar e pediu a opinião do Guru dos Carros
grano - julho 28, 2017
Bom dia Guru do Carros, estou em dúvida entre dois carros, um seria o Fiat Argo HGT 1.8 manual (equipado com Kit Stile e Kit Tech) e o outro seria o Ford New Fiesta 1.0 SEL Ecoboost. O Argo com um diferença mais ou menos de R$3.000,00 a mais. Gostaria de saber qual seria a melhor aquisição? Grato por sua atenção aguardo retorno – pergunta enviada por Kayo
Kayo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sua pergunta é interessante na medida em que nos permite contrapor dois modelos muito bons.
O motor 1.0 EcoBoost é uma solução de propulsão muito interessante. Ao combinar turbo com injeção direta e uma série de soluções destinadas ao menor consumo, o propulsor também brinda os carros que equipa com um desempenho excelente, digno (e até superior) ao de muitos motores 1.6 aspirados.
Em termos de preço e configuração, o Fiesta SEL 1.0 EcoBoost traz um bom pacote, com destaque para os controles de tração e estabilidade, ar-condicionado automático digital, dentre outros. Um grande problema do modelo, contudo, vai para o câmbio de dupla embreagem presente na gama Fiesta. O amplo retrospecto de falhas envolvendo a transmissão, apesar da Ford alegar que já resolveu os defeitos nos modelos produzidos recentemente, não me deixam tranquilos para indicar um modelo com essas características.
Portanto, Kayo, creio que o mais interessante e seguro a fazer seria partir para a compra do Fiat Argo HGT. Com os pacotes opcionais que você pretende adquirir, no caso os kits Stile e Tech, o modelo ficará com um bom pacote de equipamentos de conforto e comodidade.
Vale ressaltar que o Argo é um projeto recente, com um habitáculo bem resolvido e espaçoso, ao contrário do Fiesta que carece de espaço para os passageiros do banco dianteiro. O modelo também conta com os importantes controles de tração e estabilidade e, se não traz periféricos tão relevantes para seu motor como o turbo e a injeção direta, ao menos o Argo conta com start-stop, um aliado para reduzir o consumo em uso urbano. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Argo HGT 1.8 manual é capaz de alcançar médias de 11,4 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, ambas com gasolina. O Fiesta 1.0 EcoBoost, por sua vez, entrega médias de 12,2 km/l em uso urbano e 15,3 km/l na estrada com o mesmo combustível.
Vale um adendo, Kayo, é que a tendência é que o câmbio automático, como é o caso do Fiesta SEL 1.0 EcoBoost, se torne cada vez mais valorizado nos próximos anos. Logo, ao optar pelo Argo manual você pode notar uma desvalorização um pouco mais acentuada bem como uma liquidez menor na hora da revenda. Mesmo que para você a questão do câmbio seja indiferente, achei importante dar esse alerta. Especificamente no caso do Argo HGT, por se tratar de uma versão de apelo esportivo, talvez o fato do câmbio manual seja algo menos impactante do que na configuração, Precision, por exemplo, mas é bom levarmos isso em conta.
De qualquer forma, creio que ao optar pelo Fiat Argo você fará uma escolha mais interessante.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok