Kicks, Versa… Saiba o que significam os nomes de alguns carros da Nissan
Conheça também as diretrizes utilizadas pela marca japonesa para batizar seus veículos
César Tizo - maio 8, 2024
A Nissan divulgou nesta quarta-feira (8) um interessante conteúdo no qual detalha a origem dos nomes de alguns de seus modelos vendidos na América Latina.
De acordo com a empresa, cada designação “tem sua própria história e significado. Alguns nomes evocam sentimentos ou recordações e – por que não – até mesmo sensações. Todos eles remetem a um propósito e inovação.”
A Nissan explica que segue três orientações em âmbito global para a escolha dos nomes de seus carros.
A primeira delas é a “simplicidade e clareza”, no caso nomes fáceis de compreender, ler, soletrar e pronunciar em todo o mundo.
Em segundo lugar está a “disponibilidade jurídica no mercado e na categoria” e, por fim, a “adequação linguística”, no caso a ausência de conotações negativas em vários idiomas.
“Além disso, os nomes devem respeitar a redação correta, evitando qualquer referência que evoque imagens de religião, sexualidade, violência e moral“, completa a fabricante.
Conheça alguns significados:
Nissan Kicks: atual modelo mais vendido pela marca no Brasil, o SUV foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016. Em inglês, “kicks” significa “doing something for fun” (em português, “fazer algo por diversão”), que se reflete em seu design moderno e nas séries especiais propostas.
Nissan Frontier: esta foi a primeira picape equipada com para-choques na cor da carroceria e, por ser diferente do padrão usado na época, recebeu o nome de “Frontier”.
Nissan Sentra: o nome deste sedã que está entre os queridinhos na região tem origem na palavra grega “kentron”, que significa “centro”. A denominação foi escolhida pela empresa para refletir o tamanho equilibrado do carro e o bom conteúdo de segurança que ele oferece.
Nissan Versa: um jogo de palavras foi escolhido para este sedã com “espaço versátil” (daí o nome), que oferece muito espaço tanto na cabine como no porta-malas.
Nissan LEAF: apesar de parecer que o nome deste modelo significa “folha verde” em português (“leaf“, em inglês), na verdade se trata de um nome criado de maneira engenhosa. O acrônimo “LEAF” provém das palavras “Leading Environmentally-Friendly, Affordable, Family Car“, que poderia ser traduzido como “Carro Familiar, Acessível e que Respeita o Meio Ambiente”. Este veículo elétrico representa a visão de sustentabilidade da Nissan.
Nissan Pathfinder: este SUV deve seu nome à combinação de duas palavras em inglês: “Path” (caminho) e “Finder” (aquele que encontra). Juntas, sugerem a capacidade da Pathfinder para atravessar todos os terrenos e encontrar seu caminho com segurança.
Nissan Qashqai: a Nissan se inspirou no nome da tribo nômade do povo Qashqai do Irã para oferecer um crossover criado para os nômades urbanos, aquelas pessoas que têm um estilo de vida aventureiro, mesmo vivendo em áreas urbanas.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok