Como será a disputa entre Honda WR-V e Toyota Yaris Cross no Brasil?
Leitor deseja saber qual modelo vale a espera entre os futuros SUVs compactos das duas marcas
César Tizo - maio 12, 2024
Lançamento mais aguardando Toyota Yaris cross X Honda WRV, como a Honda consegue tirar 126 CV do motor aspirado 1.5 , enquanto a Toyota só 106 a gasolina. Como um consumidor conservador, atualmente com o Jeep Renegede 2022. T270 motor 1.3 com Turbo. Estou na expectativa de um SUV sem o delay do turbo, sem três cilindros, sem correia dentada, com bom consumo e boa revenda. Qual será o melhor? Honda ou Toyota (PCD) Sempre em alta a sua avaliação, parabéns – pergunta enviada por Aluizio
Aluizio, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros! Desde já agradeço por acompanhar nosso trabalho e a confiança depositada em nós!
Sem dúvida, o Toyota Yaris Cross e a nova geração do Honda WR-V vão aquecer ainda mais o segmento de SUVs compactos a partir de 2025.
Considerando a reputação que as duas marcas construíram no Brasil ao longo dos anos, seus inéditos modelos produzidos localmente tornarão a disputa na categoria ainda mais acirrada em especial considerando suas respectivas opções híbridas flex.
Falando sobre o quesito motorização que você destaca na pergunta, o 1.5 16V flex da Toyota atualmente produzido no Brasil oferece até 110 cv com etanol na gama Yaris. Trata-se de uma diferença até que significativa em relação aos 126 cv de potência máxima do 1.5 aplicado na linha City, sendo que o responsável por isso é a presença do sistema de injeção direta no propulsor da Honda, enquanto a Toyota optou por preservar a injeção indireta convencional em seu motor.
Vale salientar que o Toyota Yaris Cross tailandês é equipado com o propulsor 1.5 da família 2NR-VEX em sua configuração híbrida, o qual dispõe de 91 cv de potência de forma isolada. Entretanto, a questão do desempenho não é abalada uma vez que, como o 1.5 térmico opera em conjunto com o motor elétrico, a dupla é capaz de oferecer desempenho mais do que aceitável ao SUV.
Outro ponto é que a eletrificação, no caso a mecânica híbrida plena, não resultará em qualquer tipo de delay nas nas acelerações e retomadas graças ao torque máximo instantâneo inerente aos motores elétricos.
É importante destacar que tanto a Toyota quanto a Honda costumam priorizar o baixo peso dos automóveis em seus projetos, sobretudo nos segmentos de entrada, o que resulta em veículos com alto nível de eficiência.
Novo Honda WR-V vendido no Japão
Apostas
De forma oficial, já sabemos que o Toyota Yaris Cross, ao menos na Tailândia, alcança 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,61 m de altura.
O entre-eixos do Toyota é de 2,62 m, o que sinaliza para uma cabine confortável e com bom espaço interno para 5 passageiros.
Esse mesmo cuidado também será observado no novo Honda WR-V, que conta com 2,65 m de entre-eixos, segundo os dados preliminares da Honda no Japão, e tem porta-malas para 458 litros.
É interessante salientar, segundo a Honda detalha, que o novo WR-V foi concebido sobre a plataforma do Fit mais recente, porém com elementos como suspensão e direção orientados para sua proposta.
Tanto o Yaris Cross quanto o WR-V fabricados no Brasil contarão com versões híbridas flex, o que resultará em ótimas médias de consumo e baixo nível de emissões.
Os dois modelos, ao menos no exterior, também foram lançados com pacotes de equipamentos robustos e diversos de assistentes de condução em suas versões mais caras.
Toyota Yaris Cross lançado na Tailândia
Qual será o melhor?
Enquanto as duas marcas ainda não apresentam os detalhes oficiais do Yaris Cross e do WR-V que serão nacionalizados, torna-se praticamente inviável apontar qual será o melhor entre eles, mas é certo que, ao analisarmos suas credenciais técnicas no exterior, ambos chegarão ao mercado em 2025 com conjuntos muito interessantes.
Também será necessário levarmos em conta as respectivas estratégias comerciais que Toyota e Honda vão preparar para seus SUVs compactos, bem como se as marcas também vão apostar em catálogos não eletrificados pensando em valores acessíveis.
Em paralelo, é muito provável que, considerando a proposta de ambos, tanto o Yaris Cross quanto o WR-V deverão contar com condições especiais para os consumidores PcD que vão realizar a compra com isenção.
Portanto, se você está considerando a aquisição de um SUV compacto e não tem pressa para efetivar a negociação, certamente vale a pena aguardar até o ano que vem para conhecermos todos os atributos de Toyota Yaris Cross, Honda WR-V, bem como a nova geração do Nissan Kicks.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok