Por que a Chevrolet Silverado vende mais que a Ram 1500 e a Ford F-150 no Brasil?
Picape full-size da Chevrolet não é a referência a ser batida em termos técnicos, mas conquistou a preferência dos consumidores por aqui
César Tizo - junho 12, 2024
Dados mais recentes da Fenabrave consolidam a preferência dos brasileiros pela Chevrolet Silverado no segmento de picapes full-size.
No acumulado de janeiro a maio, a representante da Chevrolet soma 783 unidades vendidas contra 559 da Ram 1500 e apenas 217 emplacamentos da Ford F-150.
Vale salientar que, apesar da Ram 1500 ser a concorrente direta para a Silverado e a F-150, o modelo “queridinho” da marca aqui no Brasil entre as picapes importadas de maior porte segue a Ram 3500, que obteve 689 emplacamentos de janeiro a maio e tem aplicação distinta do trio analisado aqui.
Números
Quando analisamos a ficha técnica da Chevrolet Silverado, é interessante salientar que ela não é a picape full-size mais potência ou torque. Sequer é a mais eficiente quando analisamos seus dados de consumo, mas ao menos oferece a caçamba com maior capacidade volumétrica (1.781 litros).
Enquanto a Ford F-150 extrai 405 cv e 56,7 kgfm de seu 5.0 V8 e a Ram 1500 conta com 400 cv e 56,7 kgfm oriundos do 5.7 V8 Hemi, a Chevrolet Silverado estaciona nos 360 cv e 52,9 kgfm de torque produzidos por seu 5.3 V8. Interessante lembrar que a Silverado e a F-150 dividem a mesma transmissão automática de 10 marchas desenvolvida em conjunto por GM e Ford.
Os menores dados de potência e torque não significam que a Silverado é mais econômica, uma vez que os dados oficiais apontam para médias de 6 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada com gasolina, enquanto a Ram 1500 alcança 5,5 e 7,2 km/l e a Ford F-150 é a referência nesse quesito, com parciais de 6,3 e 8 km/l, respectivamente.
Atualmente a Chevrolet Silverado tem preço sugerido de R$ 529.900. A Ram 1500, por sua vez, parte de R$ 494.990 na versão Rebel e alcança R$ 550.990 na opção Limited Night Edition. Já a Ford importa a F-150 nas configurações Lariat (R$ 479.990) e Platinum (R$ 519.990).
Como explicar o sucesso?
Talvez a principal razão para o sucesso comercial da Silverado no Brasil fique por conta da maior rede de concessionárias da marca Chevrolet em nosso território.
Atualmente a empresa conta com aproximadamente 600 pontos de venda contra 282 da Ford e pouco mais de 120 da marca Ram.
Com isso, a Chevrolet consegue disponibilizar a Silverado sobretudo em regiões prósperas do agronegócio no interior do Brasil, onde, afinal, reside o público-alvo de picapes desse tipo.
Portanto, como foi possível observar até aqui, o sucesso de um veículo na hora da venda depende não só do que ele é capaz de oferecer tecnicamente, mas em especial de ser capaz de chegar aos consumidores certos. Ao menos por enquanto, entre as picapes grandes, poucas marcas conseguem rivalizar com a Chevrolet Silverado nesse aspecto.
O editor com reportagem tendenciosa , e não consegui entender porque Silverado vende mais , não é só caçamba MAIOR . ou Rede de concessionárias ,mas sim a BLZ e a fama de ser melhor desde qdo se abriu as importações no Brasil .A Pickups da GMC sempre foram as mais vendidas
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
O editor com reportagem tendenciosa , e não consegui entender porque Silverado vende mais , não é só caçamba MAIOR . ou Rede de concessionárias ,mas sim a BLZ e a fama de ser melhor desde qdo se abriu as importações no Brasil .A Pickups da GMC sempre foram as mais vendidas