Ambas 2017 a diesel: Ford Ranger XLS ou Nissan Frontier LE?
Leitor pediu nossa ajuda para definir a compra de sua próxima picape média; confira análise completa
César Tizo - julho 12, 2024
Boa tarde, estou em dúvida qual comprar, Ford Ranger XLS 2.2 ou Nissan Frontier LE ambas 2017 a diesel – pergunta enviada por Raimundo
Raimundo, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Você está em dúvida entre duas excelentes opções de picapes médias usadas, ambas com ótima relação custo/benefício.
Por se tratarem de modelos com propostas equivalentes, ambas, inclusive, com robustos sistemas de tração 4×4 com reduzida, a escolha entre elas fica por conta de alguns detalhes.
Nissan Frontier LE
Eficiência
Começando pela motorização, o motor 2.2 turbodiesel presente sob o capô da Ranger prima pela racionalidade, oferecendo médias de consumo de 8,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Porém, ao alcançar 160 cv e 39,3 kgfm de torque, ele confere desempenho apenas mediano para a picape, com 0 a 100 km/h na casa de 15 segundos.
É claro que ninguém espera encontrar performance de tirar o fôlego em uma picape média, porém essa métrica deve ser levada em conta para que você esteja no comando de um modelo com mais disposição na hora de andar com cargas pesadas na caçamba, por exemplo.
Sob esse aspecto, a Nissan Frontier LE é beneficiada pelo motor 2.3 biturbo a diesel, que é capaz de entregar até 190 cv de potência e 45,9 kgfm de torque máximo. Com isso, a picape alcança 100 km/h em torno de 11,5 segundos e será capaz de transportar com mais desenvoltura até 1 tonelada de carga na caçamba ou lidar de maneira muito melhor com o reboque de implementos.
Graças ainda ao câmbio automático de 7 marchas (a Ranger XLS utiliza uma caixa com 6 velocidades), a Frontier não descuida do consumo e percorre 8,9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, médias, portanto, melhores do que as observadas na Ranger.
Motor 2.3 biturbo a diesel é um diferencial da Nissan Frontier
Custo/benefício
Considerando que as duas picapes gravitam na mesma faixa de preço no segmento de usados, custando entre R$ 120 mil e R$ 140 mil, a Nissan Frontier LE é beneficiada por se tratar de uma versão mais sofisticada, portanto com nível de equipamentos superior.
A representante da marca japonesa conta, entre outros itens, com faróis em LED, central multimídia, revestimento interno de couro, sensor de estacionamento, câmera de ré, ar-condicionado automático digital com 2 zonas e os controles de tração e estabilidade.
A Ranger XLS, opção intermediária na gama da picape, pode não ser tão bem equipada quanto a Frontier LE, mas ao menos conta com 6 airbags contra apenas 2 bolsas infláveis da Frontier.
Ford Ranger XLS
Conclusão
Como foi possível constatar até aqui, a Nissan Frontier LE 2017 é mais eficiente, melhor equipada e tem valor em linha com o praticado para a rival hoje em dia.
Além disso, a Frontier conta com mecânica tão robusta quanto suas rivais e ainda tem reputação de custos de manutenção competitivos para a categoria. Portanto, o modelo da Nissan desponta como a escolha mais equilibrada.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok