Qual é o melhor sedã compacto até R$ 120.000 hoje em dia?
Leitora está em busca de um modelo dentro com algumas características específicas e pediu nossa análise
César Tizo - julho 22, 2024
Estou procurando por um sedan compacto até 120 mil. Estou em dúvidas entre o Yaris XS e City LX (versão de entrada) me ajuda nessa guru. Se quiser apontar um concorrente nesse faixa – pergunta enviada por Mayara
Mayara, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros! Será um prazer ajudá-la na escolha do seu próximo automóvel!
Vou começar sua resposta analisando os dois sedãs elencados por você e, posteriormente, apresento uma opção que você também deveria considerar.
Tanto o Honda City LX quanto o Toyota Yaris Sedã XS gravitam na faixa de R$ 115 mil, sendo que o primeiro tem a vantagem do motor mais sofisticado, enquanto, por se tratar da configuração intermediária, o Yaris Sedã XS é mais equipado. O Toyota também tem a seu favor os 5 anos de garantia.
Por contar com injeção direta, o Honda City LX extrai de seu motor 1.5 16V flex até 126 cv e 15,8 kgfm de torque. Com o propulsor trabalhando em conjunto com o câmbio automático CVT, o City LX é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 10,5 segundos e alcança ótimas médias de consumo, no caso 13,1 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada com gasolina.
O Toyota Yaris Sedã XS, por sua vez, estaciona nos 110 cv e 14,9 kgfm de torque e, mesmo com a mecânica mais racional, não consegue ser mais econômico do que o City, uma vez que suas parciais, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, são de 12,7 km/l no ciclo urbano e 14,9 km/l no uso rodoviário quando abastecido com gasolina.
Do ponto de vista do custo-benefício, a grande vantagem do Yaris Sedã XS, além dos 7 airbags contra 6 bolsas infláveis no Honda, é que o representante da Toyota já sai de fábrica com pelo menos dois assistentes de condução: o alerta de pré-colisão e o aviso de saída involuntária da faixa de rodagem.
Os dois sedãs contam com central multimídia, rodas de liga leve aro 15″, chave presencial, entre outros. É importante ter em mente, Mayara, que a proximidade da estreia do Toyota Yaris Cross no mercado brasileiro pode abreviar a oferta do Yaris Sedã no país, algo que deve ser levado em conta.
Portanto, apesar de não oferecer o mesmo nível de equipamentos do Toyota, ao optar pelo Honda City LX, você realiza uma compra mais “segura”, ou seja, tende a optar por um produto com uma sobrevida maior, além de oferecer uma mecânica mais moderna e eficiente.
Alternativa
Uma competente alternativa que acho interessante você considerar, Mayara, é o Volkswagen Virtus na versão 170 TSI automática (R$ 119.990).
O Virtus se sobressai em relação aos sedãs de Honda e Toyota por oferecer um porta-malas maior (521 litros), além de uma ótima cabine, na qual merece destaque o espaço interno para os ocupantes do banco traseiro.
Ao contrário dos representantes japoneses, o VW aposta na motorização 1.0 turbo com injeção direta (116 cv e 16,8 kgfm) para oferecer desempenho mais envolvente, sobretudo graças ao torque máximo oferecido em baixas rotações, uma particularidade de propulsores sobrealimentados. As médias de consumo do Virtus 170 TSI automático também são muito boas e alcançam 12,1 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina.
Com preço respeitando o teto de R$ 120.000, o Virtus 170 TSI automático tem a vantagem de contar com dois assistentes de condução: o controle adaptativo de velocidade e distância e o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência.
O VW também é equipado com 6 airbags, carregador de smartphones por indução, faróis em LED, rodas de liga leve aro 15″, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia com tela de 10,1″, volante multifuncional com revestimento de couro e aletas para trocas de marchas sequenciais, sistema start-stop para ajudar na redução do consumo urbano, entre outros.
Em resumo, Mayara, se você deseja optar entre os modelos japoneses, o Honda City LX se apresenta como uma escolha mais equilibrada. Já o Volkswagen Virtus 170 TSI automático, por sua vez, é a pedida mais interessante e completa nesse embate.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok