SUV para PcD: Jeep Renegade, VW T-Cross ou Nissan Kicks?
Leitor vai realizar a compra com isenção e pediu nossa análise para definir a melhor opção entre três SUVs compactos
César Tizo - julho 24, 2024
Dúvidas referente a qual carro PCD comprar, entre Jeep Renegade, VW T-Cross e Nissan Kicks? – pergunta enviada por Geraldo
Geraldo, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Em linhas gerais, ao considerarmos as versões destinadas à compra PCD dos três modelos, o Jeep Renegade é o que oferece o conjunto mais completo.
O modelo produzido em Goiana (PE) sai na frente de seus rivais ao analisarmos os critérios técnicos, por exemplo.
Apenas no Jeep Renegade encontramos a suspensão independente nas quatro rodas e a conveniência do freio de estacionamento com acionamento elétrico.
Jeep Renegade 1.3 Turbo
Além disso, o Jeep tem freio a disco nas quatro rodas, solução também presente no VW T-Cross. No caso do Nissan Kicks, além da suspensão traseira ser do tipo semi-independente (como no T-Cross), ele utiliza freio traseiro a tambor.
Para quem deseja uma condução mais envolvente, o motor 1.3 turbo com injeção direta (185 cv/27,5 kgfm) garante ao Jeep Renegade uma competente aceleração de 0 a 100 km/h em até 8,7 segundos, apesar de cobrar a conta no consumo, com médias oficiais de 10,9 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada com gasolina.
Do ponto de vista do conjunto propulsor, o VW T-Cross Sense mostra-se mais equilibrado, com seu 1.0 TSI (128 cv/20,4 kgfm) acelerando o SUV até 100 km/h em 10,1 segundos e o permitindo alcançar médias com gasolina de 11,9 km/l no uso urbano e 14,3 km/l em percurso rodoviário.
VW T-Cross Sense
O Nissan Kicks, por sua vez, apela para a racionalidade do motor 1.6 16V flex (113 cv/15,3 kgfm), o qual confere desempenho apenas razoável ao SUV (a fabricante não divulga os dados de performance), sem resultar em ganhos significativos na economia de combustível, uma vez que suas médias (11,4 e 13,8 km/l com gasolina, respectivamente) são piores que as do VW T-Cross.
Migrando para o custo-benefício, um atributo de destaque do Jeep Renegade é que ele é o único dos três SUVs a sair de fábrica com alguns recursos de assistência à condução, no caso o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e o assistente de permanência em faixa, itens que podem evitar acidentes graves e devem ser sempre valorizados.
O Renegade também é o único a contar com faróis full-LED e 5 anos de garantia. Completam ainda sua lista de itens de série a central multimídia com tela de 7″, câmera de ré, 6 airbags, rodas de liga leve aro 17″, start/stop para ajudar na redução do consumo urbano, entre outros.
O VW T-Cross Sense, por sua vez, destaca-se pela presença dos 6 airbags, do start/stop e do sensor de estacionamento. O catálogo, ao contrário das demais versões do T-Cross que já migraram para a linha 2025, ainda segue no ano/modelo 2024. Resta saber se o T-Cross Sense 2025, que chegará ao mercado no fim deste ano, contará com reforços na lista de itens de série. Um deles, provavelmente, deverá ser a central multimídia.
O Kicks Active para PCD ao menos é oferecido com central multimídia com tela de 7″, além de 6 airbags, alarme e piloto automático convencional.
Nissan Kicks Active
Portanto, como foi possível constatar até aqui, o Jeep Renegade entrega atualmente uma proposta bem equilibrada para quem deseja um SUV para PCD.