Será que retorna ao Brasil? MG Motor anuncia planos de fábrica no México
Estratégia visa ampliar a presença da marca chinesa na América Latina e no Caribe, reforçando a inteligência de mercado regional
César Tizo - agosto 8, 2024
A MG Motor, marca britânica sob controle da chinesa SAIC Motor Corp, anunciou planos para construir uma planta de manufatura e um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no México. A iniciativa tem como objetivo não apenas a produção de veículos, mas também o desenvolvimento de inteligência de mercado especificamente direcionada para a América Latina, conforme destacou Zhang Wei, presidente da MG México, em comunicado divulgado ontem.
Embora a empresa não tenha revelado o valor do investimento nem o cronograma de construção, a decisão de estabelecer uma fábrica no México faz parte da estratégia de expansão global da marca. A MG já opera plantas na China, Tailândia e Índia, e tem planos para inaugurar uma fábrica na Europa, onde a marca é a líder entre as fabricantes chinesas, com 127.425 veículos vendidos nos primeiros seis meses de 2024, segundo dados da consultoria Dataforce.
A fábrica no México será um “polo de crescimento e expansão para o Grupo SAIC e a MG Motor na América Latina e no Caribe“, afirmou a empresa. Embora a expansão nos Estados Unidos não tenha sido mencionada, a marca IM, que foca em veículos elétricos de luxo e tem participação da SAIC, também planeja entrar no mercado mexicano.
Essa expansão ocorre em um contexto desafiador para montadoras chinesas no México. Em abril, a Reuters reportou que o governo federal mexicano, sob pressão dos Estados Unidos, deixou de oferecer incentivos a investimentos de fabricantes chinesas. Além disso, em maio, o presidente dos EUA, Joe Biden, impôs aumentos tarifários significativos sobre veículos elétricos chineses.
Enquanto isso, outras montadoras, como a Tesla, pausaram seus planos de construção de uma gigafactory no México, à espera dos resultados das eleições presidenciais nos EUA, que podem afetar as tarifas sobre veículos fabricados no México.
A fábrica da MG no país norte-americano pode viabilizar o retorno da marca ao Brasil, que já teve seus veículos comercializados localmente entre 2011 e 2013, porém com baixa aceitação por conta do preço elevado. A operação, à época, foi liderada por importadores independentes, portanto sem envolvimento direto da fabricante.
Com um amplo portfólio de modelos, contemplando hatches, sedãs e SUVs, a MG oferece também veículos eletrificados em alguns mercados da América Latina. Como os automóveis produzidos no México chegam ao Brasil isentos do imposto de importação, a MG poderá conseguir valores competitivos para seus carros em nosso mercado aproveitando o acordo bilateral. A conferir.
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