Divisão esportiva: Ford Performance é lançada na América do Sul
Divisão permitirá a chegada de novos modelos na região, além de proporcionar “experiências exclusivas” aos clientes da marca
César Tizo - agosto 9, 2024
A Ford Performance, divisão de alto desempenho e competição da Ford, fez sua estreia oficial na América do Sul, marcando um passo significativo na expansão global da marca. A novidade foi anunciada nesta semana durante o Festival Interlagos, em São Paulo, pelo diretor de vendas, marketing e serviços da Ford, Antonio Baltar Jr., que destacou o legado competitivo da empresa e a importância da nova operação na região.
O lançamento da Ford Performance abrange o Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru, com um plano de negócios que visa não apenas ampliar a linha de produtos, mas também proporcionar “experiências exclusivas” aos clientes, detalha a fabricante. Entre as iniciativas, estão eventos como track days, roteiros diferenciados em estradas, práticas off-road, participação em competições esportivas globais, e o licenciamento de produtos.
Expansão da linha
O primeiro modelo da Ford Performance a chegar ao Brasil foi a Ranger Raptor, versão de alta performance da picape e que traz sob o capô o motor 3.0 V6 biturbo de 397 cv. A Ranger Raptor, conhecida por sua capacidade em qualquer terreno, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos e conta com suspensão de alta tecnologia inspirada nos veículos baja de competição no deserto.
Nos demais mercados sul-americanos, como Argentina, Chile, Colômbia e Peru, a linha Ford Performance inclui também a F-150 Raptor e o Explorer ST, reforçando a presença da marca com veículos que combinam desempenho extremo e tecnologia avançada.
Além desses modelos, a Ford Performance traz ao mercado sul-americano o Mustang GT Performance e o Mustang Mach-E GT Performance. Este último um crossover elétrico com 487 cv de potência capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.
Investimento
A Ford iniciou neste ano o maior programa de competição de sua história, tendo como um dos destaques o investimento para o retorno da marca à Fórmula 1 em 2026. Segundo Antonio Baltar Jr., a associação com o automobilismo tem três objetivos: promover o crescimento da marca, expandir os negócios e transferir tecnologias das pistas para os carros de rua.
“Correr nos ambientes mais difíceis do mundo nos permite desenvolver e testar tecnologias que podem chegar rapidamente aos nossos veículos e melhorar a vida dos clientes”, afirmou Baltar Jr. A tecnologia da suspensão da Ranger Raptor e o novo freio de drift do Mustang GT Performance são exemplos de inovações trazidas das pistas para as ruas.
Histórico
A história da Ford no automobilismo começou antes mesmo da fundação da empresa. Em 1901, Henry Ford venceu uma corrida em Michigan, derrotando o piloto Alexander Winton com um carro que ele mesmo construiu e pilotou. Essa vitória foi crucial para atrair investidores e fundar a Ford Motor Company em 1903. Desde então, a marca acumulou vitórias e recordes ao redor do mundo, solidificando seu nome no mundo do esporte a motor.
Com a unificação das divisões Ford Racing, Ford Team RS e Special Vehicle Team em 2015, sob a bandeira da Ford Performance, a marca deu início a uma nova era de inovação e desempenho, que agora se expande oficialmente para a América do Sul.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok