Gasolina tem validade? Como fazer no caso de um híbrido plug-in?
Leitor comprou um BYD King e deseja saber qual é a melhor maneira de abastecer seu veículo se utilizá-lo apenas em modo elétrico
César Tizo - agosto 12, 2024
Estou comprando um BYD King e consigo utilizá-lo no meu trajeto praticamente só no modo elétrico. Por ser um híbrido plug-in, isso pode fazer com que a gasolina envelheça no motor? O que devo fazer para evitar esse problema? Quais são os riscos? – Obrigado pela atenção – pergunta enviada por Marcos
Marcos, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Suas questões são muito pertinentes e nos dão a oportunidade de abordar um cuidado importante que deve ser tomado ao abastecer um carro híbrido plug-in.
No caso específico do BYD King, que utiliza apenas gasolina, é importante destacar que o combustível tem, sim, um prazo de validade, ou seja, um período durante o qual ele mantém suas características químicas ideais.
Em geral, a gasolina pode começar a se deteriorar em cerca de três a seis meses, dependendo das condições de armazenamento. Fatores como exposição ao ar, luz e temperatura podem acelerar essa degradação. Com o tempo, a gasolina pode oxidar, formando gomas e vernizes que podem entupir o sistema de combustível e danificar o motor. Além disso, componentes voláteis na gasolina podem evaporar, reduzindo a eficiência do combustível.
O que fazer?
Se a autonomia em modo elétrico do seu híbrido plug-in é suficiente para realizar seus deslocamentos diários sem a necessidade de ativar o motor a combustão, a recomendação é evitar encher completamente o tanque de combustível para prevenir a degradação da gasolina no reservatório.
A sugestão para o uso cotidiano é manter o automóvel com cerca de 10 litros de combustível, ou aproximadamente R$ 50, pensando em situações excepcionais que possam exigir um desvio do seu trajeto habitual e a necessidade de percorrer uma distância maior do que o alcance de seu híbrido plug-in em modo elétrico.
Quando planejar uma viagem longa, aí sim seria prudente completar o tanque de combustível, aproveitando a grande vantagem de um híbrido plug-in: a pluralidade de fontes de propulsão que esse tipo de tecnologia permite.
Dessa forma, você naturalmente consumirá o combustível presente no tanque e, ao regressar da viagem, poderá retomar a sua rotina de abastecimento.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok