BYD Tan deverá estrear nova geração em 2025; saiba o que podemos esperar
Imagens vazadas na China revelam detalhes do BYD Tan de terceira geração, que deve ultrapassar 5 metros de comprimento
César Tizo - agosto 19, 2024
A BYD está se preparando para lançar a terceira geração do seu SUV premium, o Tang, conhecido no Brasil como BYD Tan. O produto, importado ao Brasil somente com propulsão elétrica, tem como diferencial os 7 lugares e, atualmente, é um dos modelos mais caros da marca em nosso mercado.
Recentemente, alguns flagras do novo BYD Tang em fase de testes começaram a circular na China, antecipando tanto o interior quanto alguns detalhes da parte externa do SUV grande. A expectativa é que o modelo totalmente revisto faça sua estreia no primeiro semestre de 2025 na China, substituindo a atual segunda geração, que está em produção desde 2018.
Tamanho
As imagens indicam que a nova geração do BYD Tang apresentará um design exterior atualizado, com destaque para os faróis divididos e uma nova faixa cromada na dianteira. O SUV contará também com maçanetas embutidas e rodas com design especial para favorecer a aerodinâmica. Na traseira, haverá um spoiler dividido, semelhante ao do BYD Song L, além de uma luz de freio montada na parte superior.
Especula-se que o novo Tang seja consideravelmente maior, possivelmente ultrapassando os 5 metros de comprimento. Para referência, a versão elétrica do BYD Tan atualmente à venda no Brasil conta com 4,97 m de comprimento, 1,95 m de largura e 2,82 m de entre-eixos. A versão híbrida plug-in (PHEV), por outro lado, tem dimensões ligeiramente menores. Tal configuração nunca foi oferecida no Brasil.
Novas configurações
O novo Tan será oferecido em versões com seis ou sete lugares. As imagens do interior revelam um layout típico da BYD, incluindo uma grande tela central para a multimídia, que provavelmente será rotativa, e um painel de instrumentos LCD recuado. Embora o veículo ainda esteja em um estágio inicial de desenvolvimento, o volante de três raios já está aparente. Além disso, as imagens mostram que a segunda fileira terá assentos individuais ajustáveis.
Propulsão
Embora ainda não haja muitas informações confirmadas sobre as especificações técnicas da nova geração, é provável que a versão híbrida plug-in (PHEV) do Tang utilize o sistema DM 5.0 da BYD, que combina um motor 1.5 turbo com um motor elétrico. A autonomia totalmente elétrica deve girar em torno de 125 km.
Já a opção puramente elétrica do SUV será baseada na e-platform 3.0 Evo, a mesma utilizada nos mais recentes modelos elétricos da BYD, como o Seal EV atualizado e o Sea Lion 07. Essa plataforma permite carregamento ultrarrápido e possui um sistema de propulsão elétrica integrado (12 em 1).
O novo Tang também deve incorporar uma suspensão dianteira McPherson e traseira multibraço, juntamente com o sistema de suspensão inteligente DiSus-C da BYD, tal como ocorre no BYD Tan 2024 lançado em março deste ano no Brasil. Além disso, é esperado que o modelo inclua unidades de Lidar, tecnologia que vem sendo implementada nos modelos mais sofisticados da marca, melhorando a capacidade de direção inteligente.
A estreia do novo BYD Tan no mercado brasileiro deverá ocorrer provavelmente a partir do segundo semestre de 2025, logo após a apresentação do Tang renovado na China.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok