Pensando no consumo e autonomia: um Nissan Kicks ou um Toyota Prius?
Leitor roda muito no dia a dia e quer saber se deve investir em outro Kicks ou partir para o híbrido
grano - março 23, 2018
Bom dia. Meu carro atual é um Nissan Kicks. Estou dirigindo uma média de 100km por dia sendo 80km em estrada. Meu carro faz uma média de 14km/l sendo possível eu rodar até 550km com um tanque. Como o tanque do Kicks é pequeno tenho de abastecer toda semana. Estou pensando em comprar um Híbrido da Toyota. Qual sua opinião em relação a essa compra visto que o investimento para comprar esse carro é um pouco elevado. Valeria a pena ao invés de comprar outro Kicks comprar o Toyota híbrido sabendo-se que a diferença de preço entre eles se pagaria na economia de combustível que estaria fazendo? Fico grato – pergunta enviada por Wladimir
Wladimir obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Para começar sua resposta, precisamos fazer algumas contas envolvendo o seu gasto com combustível em cada um dos cenários.
Para tornar nossa análise mais equivalente, vou levar em consideração os consumos médios aferidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que fica em 13,7 km/l no caso do Kicks e 17 km/l no Prius, em ambos considerando o uso rodoviário e com gasolina a. Como nosso leitor roda em grande parte do tempo na estrada, vamos levar em consideração esse tipo de deslocamento.
De fato o tamanho do tanque de combustível do Kicks é algo que alguns proprietários chegam a questionar, em especial aqueles que esperam mais autonomia de seus veículos. O Nissan permite transportar até 41 litros de combustível, enquanto o Prius leva outros 43 litros no reservatório.
Com isso, você consegue uma autonomia a bordo do Kicks de 561 km e, no Prius, de 731 km. Considerando o litro da gasolina com preço médio de R$ 4,19 no Brasil segundo dados da ANP, você tem um custo médio por quilômetro de R$ 0,30 no Kicks e R$ 0,26 no Prius.
Se você rodar, em média, 3.000 km ao mês seria necessário você levaria cerca de um ano e meio para ”pagar” os R$ 27.710 que separam um Toyota Prius, hoje tabelado em R$ 126.600, de um Nissan Kicks em sua versão mais equipada, no caso a SL com o pacote de equipamentos de segurança, nas lojas por R$ 98.890.
A grande questão é que você não precisa necessariamente comprar o Kicks mais caro. A própria versão SV com o ”Pack Plus”, por exemplo, hoje custa R$ 90.490 e já conta com um excelente pacote de itens de série. Nesse caso, você levaria ainda mais tempo para compensar a diferença de preço em relação ao Prius.
Logo, creio que nesse caso, em que pese o alto custo de aquisição do Prius e conjunto mecânico do Kicks com seu 1.6 16V e câmbio CVT que não deixa de ser bem eficiente, é mais interessante ficar mesmo com o utilitário esportivo compacto da Nissan.
Eu noto, para finalizar, que ao nosso leitor a questão da maior autonomia é algo premente. Com isso em vista e atuando em uma faixa de preço bem semelhante, talvez uma alternativa muito competente em relação ao Kicks e o Prius seria considerar a aquisição de um Jeep Renegade Custom turbodiesel. Hoje é possível adquirir o modelo por R$ 107.290 e, graças ao baixo consumo e elevada autonomia característicos dos motores diesel bem como as 9 marchas do câmbio automático, o Renegade 2.0 turbodiesel consegue, dependendo da utilização, alcançar até 1.000 km de autonomia. Esse é um feito que deverá agradar muito aqueles que querem rodar bastante com o carro antes de ter que parar para reabastecer. Você terá que abrir mão de alguns ”luxos” nessa versão do Renegade, como é o caso da central multimídia ou do revestimento de couro, porém, por menos de R$ 110.000, o valor para um modelo com esse tipo de propulsor aliado à tração integral é muito convidativo.
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