Chevrolet Montana recebe três estrelas no Latin NCAP: resultados apontam boas proteções e algumas limitações
Entidade criticou, entre outros pontos, a ausência de itens de assistência à condução até mesmo entre os opcionais da picape
César Tizo - setembro 3, 2024
O Latin NCAP divulgou nesta terça-feira (3) os resultados de sua Fase XV de testes, a qual contemplou a avaliação da Chevrolet Montana, que é produzida no Brasil e também exportada para outros mercados da região. A picape obteve uma classificação de três estrelas, com um desempenho sólido em diversos aspectos, mas também evidenciando algumas limitações, especialmente na proteção de pedestres e na ausência de sistemas avançados de assistência ao condutor.
Segurança e proteção de ocupantes
A Montana vem equipada com 6 airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série, elementos fundamentais para garantir a segurança dos ocupantes. Nos testes de proteção do ocupante adulto, o veículo alcançou 79,18%, demonstrando uma boa proteção em colisões frontais e laterais, com uma estrutura considerada estável, relata o Latin NCAP. No entanto, no teste de impacto lateral de poste, enquanto a cabeça dos ocupantes foi bem protegida, o tórax recebeu apenas proteção marginal.
Já na proteção do ocupante infantil, a Montana atingiu 71,08%, com resultados prejudicados pela decisão do fabricante de posicionar os dummies voltados para a frente, contrariando as melhores práticas globais. Isso resultou em uma proteção abaixo do esperado nos testes dinâmicos, apesar dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) recomendados permitirem a instalação voltada para trás.
Proteção de pedestres e tecnologias de assistência
Em relação à proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada, a Montana obteve pontuação de 44,45%, que indica áreas significativas de melhoria. A ausência da Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), mesmo como opcional, também impactou negativamente a avaliação final do veículo. A pontuação em Sistemas de Assistência à Segurança ficou em 65,12%, destacando a importância de tecnologias como o AEB para alcançar melhores resultados em segurança.
Avaliação voluntária e recomendações
O teste da Chevrolet Montana foi realizado por decisão voluntária do fabricante, salienta a instituição, e é válido para todos os modelos produzidos a partir de 23 de agosto de 2024, com o número de identificação de veículo (VIN) começando em 9BGEY43B0SB171251. O Latin NCAP enfatiza que a avaliação foi feita na versão mais básica do modelo em termos de segurança passiva e recomenda aos consumidores que optem por versões equipadas com tecnologias ADAS, que oferecem um desempenho superior em testes de segurança.
Esses resultados reforçam a necessidade de continuar aprimorando os níveis de segurança oferecidos pelos veículos no mercado, especialmente em áreas críticas como a proteção de pedestres e a adoção de tecnologias de assistência ao condutor.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok