Motor 1.3 turbo que equipa Duster e Oroch passa a ser fabricado no Brasil
Horse, joint venture entre a Renault, a chinesa Geely e a saudita Aramco, investe no país para nacionalizar mais um propulsor
César Tizo - setembro 4, 2024
A Horse Powertrain Solutions, joint venture entre o Grupo Renault, a fabricante chinesa Geely e a petroleira saudita Aramco, acaba de anunciar nesta quarta-feira (4) um investimento de R$ 100 milhões em sua planta de Curitiba, no Paraná, para expandir a produção de motores Turbo Flex. Após nacionalizar o motor de 1 litro aplicado no Renault Kardian, a empresa iniciou a fabricação local do propulsor 1.3 utilizado nas versões topo de linha das gamas Renault Duster e Renault Oroch.
Eficiência
Desenvolvidos para operar tanto com gasolina quanto com etanol, os motores HR10 (1 litro) e HR13 (1.3 litro) destacam-se por sua potência, torque e baixas emissões. O motor HR13, de quatro cilindros, oferece 167 cv de potência e 270 Nm de torque (27,5 kgfm) a apenas 1.600 rpm. Já o HR10, de três cilindros, entrega 123 cv e 220 Nm de torque (22,4 kgfm), sendo que 90% da força máxima está disponível a partir de 1.750 rpm, garantindo uma excelente resposta de aceleração em diversas condições de condução, detalha a Horse.
Ambos os motores são compatíveis com o Proconve L7 (equivalente ao Euro 6d) e estão em processo de certificação para os futuros padrões L8, atendendo às mais rigorosas exigências ambientais.
Tecnologia e inovação
Os motores HR10 e HR13 incorporam tecnologias avançadas para melhorar a eficiência e o desempenho. Com revestimento Diamond-Like Carbon (DLC) inspirado na Fórmula 1, que reduz o atrito nas partes móveis, e tratamento BoreSpray Coating (BSC) nas paredes dos cilindros, os motores apresentam menor consumo de combustível e emissões.
Outras inovações incluem o sistema start/stop equipado com tecnologia Reflex, capaz de desligar o motor antes de o veículo parar, aumentando ainda mais a eficiência. Além disso, o design compacto e leve dos motores, com cabeçote em formato de Delta e coletor de escape fundido, permite uma resposta mais rápida do turbo e torque superior em baixas rotações.
Capacidade produtiva
A planta de Curitiba terá capacidade para produzir até 500 mil motores anualmente, consolidando a posição da Horse no mercado sul-americano. Segundo Guillaume Tuffier, Diretor de Estratégia de Propulsão e Engenharia Avançada da Horse, a produção local desses motores demonstra o compromisso da empresa em criar soluções sob medida para diferentes mercados globais.
“Produzir o HR10 e o HR13 no Brasil é um exemplo de como utilizamos a expertise local para atender à demanda do mercado sul-americano. Com desempenho excepcional e funcionamento sem falhas com gasolina ou etanol, esses motores são ideais para o mercado brasileiro“, finaliza Tuffier.
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