Fiat suspende produção do 500e por baixa demanda na Europa
Stellantis investirá €100 milhões em nova bateria e versão híbrida do modelo entre 2025 e 2026; elétrico é importado atualmente ao Brasil
César Tizo - setembro 12, 2024
A Stellantis, controladora da marca Fiat, anunciou a suspensão temporária da produção do 500e, seu modelo elétrico mais popular na Europa, a partir de 13 de setembro. A interrupção será de quatro semanas, causada pela queda nas encomendas, um reflexo direto da desaceleração global nas vendas de veículos elétricos (EVs). Segundo a empresa, essa redução está ligada às dificuldades enfrentadas pelo mercado europeu, que sofre com políticas divergentes de incentivos à mobilidade elétrica.
Vale lembrar que o Fiat 500e também é importado ao Brasil na versão Icon. A baixa demanda pelo produto também é sentida em nosso mercado, com a Fiat ainda comercializando unidades 2022 em estoque do elétrico. O veículo tem preço sugerido de R$ 214.990.
A crise nas vendas de EVs tem atingido diversos fabricantes ao redor do mundo, forçando-os a ajustar seus planos de eletrificação. Toyota, GM e Volvo também foram afetadas, assim como a Stellantis, que agora busca reformular sua estratégia para o 500e. Parte dessa adaptação envolve o investimento de €100 milhões na fábrica de Mirafiori, em Turim, onde o modelo é produzido. A montadora vai implementar uma bateria de maior desempenho no 500e e, além disso, introduzirá uma versão híbrida do carro entre 2025 e 2026, como parte de uma resposta às demandas do mercado.
Transformação em Mirafiori
O complexo industrial de Mirafiori, histórica fábrica da Fiat na Itália, passa por uma profunda transformação. Além de adaptar a linha de produção para novas tecnologias, a Stellantis busca revitalizar a planta, que tem visto uma queda significativa na produção nos últimos anos. A empresa enfrenta pressões dos sindicatos para que o local receba a produção de um novo carro de alto volume e preço acessível, o que poderia ajudar a reverter a baixa ocupação da fábrica.
A Stellantis, em comunicado ao Automotive News Europe, destacou que a transição para a mobilidade sustentável exige uma estratégia clara e investimentos consistentes. “Mirafiori está sendo transformada em um verdadeiro polo global de inovação e desenvolvimento, essencial para enfrentar o desafio da transição para a mobilidade sustentável“, afirmou a montadora.
Desafios nos incentivos
Enquanto a Stellantis investe em sua transição para uma linha mais diversificada de EVs, os incentivos do governo italiano para veículos elétricos continuam sendo um ponto de debate. O país lançou recentemente um plano de US$ 1 bilhão para incentivar a troca de veículos a combustão por modelos mais limpos, como os elétricos, porém, as divergências entre o governo e a montadora quanto à abordagem desses subsídios têm atrasado os resultados esperados.
A suspensão temporária da produção do Fiat 500e reflete a necessidade urgente de uma abordagem mais coordenada entre as políticas de incentivo e a demanda real de mercado.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok