VW Golf GTI pode retornar ao Brasil para rivalizar com GR Corolla e Civic Type R?
Unidade do esportivo em sua geração mais recente figura no espaço da marca no Rock in Rio ao lado de exemplar clássico
César Tizo - setembro 14, 2024
Buscando maximizar seu investimento como patrocinadora do Rock in Rio, a Volkswagen promove no evento uma ação que merece destaque. A montadora expõe em um de seus espaços no festival o Golf GTI em sua versão mais recente (MK 8,5).
Procurada pelo Guru dos Carros, a Volkswagen explicou que a unidade chegou ao país como parte das comemorações dos 50 anos do Golf, hatch que foi comercializado no Brasil entre 1994 e 2019.
Contudo, até o momento, não há confirmação sobre a importação do Golf GTI para o Brasil, esclareceu a Volkswagen ao site.
Rivais no mercado
Olhando para o cenário atual, no entanto, há indícios de que o Volkswagen Golf GTI possa desembarcar no Brasil, especialmente considerando que a Toyota já oferece por aqui o GR Corolla e a Honda disponibiliza o Civic Type R, ambos atuando em um nicho bastante específico do mercado.
O GR Corolla, com preço inicial de R$ 416.990 na versão Core, destaca-se pelo sistema de tração integral GR-Four e pelo motor 1.6 turbo de 3 cilindros, que entrega 304 cv e 37,7 kgfm de torque. O modelo, segundo os dados oficiais, acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 229 km/h.
Já o Honda Civic Type R, com valor de R$ 429.900, possui tração dianteira e sua transmissão é do tipo manual com 6 marchas, tal como o GR Corolla. Embora a Honda não divulgue oficialmente os números de desempenho, o motor 2.0 turbo de 297 cv e 42,8 kgfm de torque oferece um desempenho robusto, digno de um esportivo de alto nível.
O atual Volkswagen Golf GTI utiliza a geração mais recente do motor 2.0 turbo (EA888 LK3 evo4) com injeção direta, gerando 265 cv e 37,7 kgfm de torque. Com isso, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.
A Volkswagen também oferece na Europa o Golf GTI Clubsport, que preserva o mesmo motor, porém com a potência e o torque ampliados para 300 cv e 40,7 kgfm, respectivamente. Com isso, o Golf GTI Clubsport reduz o tempo da aceleração de 0 a 100 km/h para 5,6 segundos. Ambas as configurações possuem tração dianteira e utilizam o câmbio DSG de dupla embreagem com 7 marchas devidamente calibrado para a proposta esportiva da dupla.
Agora, resta torcer para que a “sondagem” da Volkswagen com a exibição do Golf GTI no Brasil seja bem-sucedida, permitindo que o modelo retorne ao mercado nacional e inicie por aqui uma animadora disputa com seus rivais japoneses.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok