Vale migrar de um Mercedes-Benz GLA 200 para um CLA 200?
Leitora é dona do SUV premium e está em dúvida se vale a pena realizar a migração para o cupê 4 portas; veja análise
César Tizo - setembro 27, 2024
Bom dia… tenho um Mercedes-Benz GLA 200 2019 e pretendo trocar pelo CLA 200, vale a pena? Obrigada – pergunta enviada por Renia
Renia, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A troca pode valer a pena, mas é importante considerar as diferenças de proposta entre os dois modelos.
Seu atual Mercedes-Benz GLA 200 é um SUV intermediário, com 4,41 m de comprimento, e oferece uma posição de dirigir mais elevada e verticalizada, que é justamente o grande apelo dos utilitários esportivos.
Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line 2021
Já o Mercedes-Benz CLA 200 é um cupê quatro portas, que prioriza um design mais elegante e um comportamento dinâmico superior. O CLA entrega uma posição de dirigir mais baixa e envolvente, o que deve ser levado em conta, já que essa característica proporciona um contato mais rente ao solo e um estilo de direção distinto em relação ao GLA.
Embora o CLA 200 seja mais longo, com 4,68 m, ele compartilha o mesmo entre-eixos (2,72 m) do GLA, resultando em um nível de espaço interno equivalente. Isso se explica pelo fato de os dois modelos pertencerem à mesma família de produtos de entrada da Mercedes-Benz, justificando a proximidade em dimensões e características.
Mercedes-Benz CLA 200 Progressive
No que diz respeito ao porta-malas, ambos também são bastante próximos, com o GLA oferecendo capacidade para 425 litros, enquanto o CLA acomoda 440 litros, uma leve vantagem para o cupê, que aproveita seu comprimento maior.
No conjunto mecânico, os dois carros na configuração 200 são equipados com o motor 1.3 turbo com injeção direta, acoplado a um câmbio de dupla embreagem com 7 marchas. No entanto, a carroceria mais aerodinâmica do cupê 4 portas lhe favorece no quesito desempenho: o CLA 200 acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, enquanto o GLA atual cumpre a mesma prova em 8,9 segundos.
Mercedes-Benz CLA 200 Progressive
Além disso, o CLA 200 atualmente vendido no Brasil já conta com um sistema híbrido leve de propulsão, o que contribui para um menor consumo de combustível e mais eficiência — um ponto positivo para a troca.
Por fim, recomendo que você faça um test-drive no CLA 200 para ver se a transição para um modelo com características mais esportivas atende às suas expectativas no dia a dia. Se for o caso, você estará trocando seu GLA por um excelente automóvel!