Mitsubishi Eclipse Cross Motorsports: SUV ganha série especial com apenas 100 unidades
Edição limitada celebra os 30 anos do rali de regularidade promovido pela marca e contou com participação do público no desenvolvimento
César Tizo - outubro 15, 2024
A Mitsubishi Motors lançou nesta terça-feira (15) o Eclipse Cross Motorsports, série especial em celebração aos 30 anos do Mitsubishi Motorsports, tradicional rali de regularidade promovido pela marca japonesa no Brasil. Com produção limitada a apenas 100 unidades, o modelo será vendido por R$ 228.990, e se destaca por ser o primeiro da história da Mitsubishi no país com design escolhido diretamente pelos clientes.
Por meio de uma votação online, mais de 850 participantes puderam selecionar detalhes como a cor da carroceria e acabamentos internos, refletindo os gostos e preferências do público. A série especial é baseada na versão topo de linha HPE-S S-AWC do Eclipse Cross, e mantém o apelo aventureiro, alinhado ao espírito off-road característico da marca.
Mitsubishi Eclipse Cross Motorsports
Design exclusivo
Externamente, o Eclipse Cross Motorsports conta com carroceria na cor exclusiva cinza Concrete Spot, com detalhes em preto fosco nos para-choques e molduras das caixas de roda, reforçando seu visual robusto. As rodas de liga leve aro 18″, equipadas com pneus ATR 225/55 R18, somam-se ao sistema de tração 4×4 derivado do lendário Lancer Evolution, conferindo ao SUV uma capacidade off-road aprimorada.
O visual aventureiro é complementado pelo rack de teto transversal da Thule, em estilo WingBar, e adesivos especiais comemorativos dos 30 anos do rally, aplicados nas portas dianteiras, coluna B e vidro traseiro.
Mitsubishi Eclipse Cross Motorsports
Interior e tecnologia
O interior do Eclipse Cross Motorsports segue o padrão da versão HPE-S, mas adiciona detalhes em preto brilhante e uma plaqueta exclusiva no painel, indicando a edição limitada da série. No quesito propulsão, o modelo é equipado com o motor 4B40 MIVEC 1.5 turbo de 165 cv e 25,5 kgfm de torque, combinado com a transmissão automática INVECS-III CVT capaz de simular 8 marchas. O sistema permite trocas sequenciais por meio de aletas posicionadas na coluna de direção.
O SUV também conta com o sistema de controle dinâmico integrado à tração integral 4WD, que ajusta automaticamente a distribuição de torque entre os eixos, proporcionando uma condução segura em qualquer tipo de terreno. O motorista pode optar entre três modos de condução: Auto, Snow ou Gravel, dependendo das condições da pista.
Mitsubishi Eclipse Cross Motorsports
Pacote de segurança MiTEC
A série especial Eclipse Cross Motorsports vem equipada com o pacote de segurança e assitência à condução MiTEC, que inclui tecnologias avançadas como o BSW (Blind Spot Warning), sistema que alerta sobre veículos em pontos cegos, e o ACC (Adaptive Cruise Control), que ajusta a velocidade do carro conforme o tráfego à frente. Além disso, sistemas como o FCM (Forward Collision Mitigation), que realiza frenagem autônoma em caso de risco de colisão, e o LDW (Lane Departure Warning), que avisa sobre saída de faixa, garantem maior segurança aos ocupantes.
Mitsubishi Eclipse Cross Motorsports
Disponibilidade e produção
O Eclipse Cross Motorsports já está em produção na fábrica da HPE Automotores, em Catalão (GO), e será distribuído em breve nas 121 concessionárias da Mitsubishi no Brasil. Além da série especial, o modelo faz parte do programa MIT4You, que oferece benefícios como 5 anos de garantia, assistência 24 horas por um ano, e condições diferenciadas de financiamento e seguro.
César Tizo, primeiramente, parabéns pelas análise que você publica, são de ajuda essencial a quem busca informações sobre carros.
O que quero saber é se o Eclipse Cross Motorsports e o topo de linha HPE-S S-AWC são o mesmo carro com diferenças apenas nas rodas e “apliques”? Ou tem diferenças na altura e graus de entrada e saída e, outros quesitos mais para um fora de estrada leve/médio?
Oi Geraldo, tudo bem? Desde já agradeço muito pela audiência! Sobre as duas versões, basicamente a principal diferença entre elas (e a mais importante) é a presença dos pneus uso misto (ATR) no caso do Eclipse Cross Motorsports, o que faz diferença se a ideia é utilizar o veículo em situações de uso off-road. Fora isso, o que muda é apenas estético. Espero ter ajudado! Grande abraço
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César Tizo, primeiramente, parabéns pelas análise que você publica, são de ajuda essencial a quem busca informações sobre carros.
O que quero saber é se o Eclipse Cross Motorsports e o topo de linha HPE-S S-AWC são o mesmo carro com diferenças apenas nas rodas e “apliques”? Ou tem diferenças na altura e graus de entrada e saída e, outros quesitos mais para um fora de estrada leve/médio?
Obrigado
Oi Geraldo, tudo bem? Desde já agradeço muito pela audiência! Sobre as duas versões, basicamente a principal diferença entre elas (e a mais importante) é a presença dos pneus uso misto (ATR) no caso do Eclipse Cross Motorsports, o que faz diferença se a ideia é utilizar o veículo em situações de uso off-road. Fora isso, o que muda é apenas estético. Espero ter ajudado! Grande abraço