Sedã ou SUV: dicas para escolher o modelo ideal para você
Leitor vai trocar seu automóvel e está analisando as opções em diferentes categorias no segmento de médio porte
César Tizo - outubro 15, 2024
Olá, grande Guru! Estou aproveitando seus conhecimentos novamente. Chegou a hora de trocar de carro, mas dessa vez eu quero um sedã, enquanto minha esposa prefere um SUV intermediário. O que você me diz sobre isso? E sobre SUVs intermediários, entre Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, considerando a promoção da Jeep para o Compass de entrada, qual você me indicaria? – pergunta enviada por Cássio
Cássio, obrigado por enviar sua pergunta e continuar participando do Guru dos Carros! Agradeço a confiança de sempre, e estamos à disposição para ajudá-lo!
Começando pela análise entre sedãs e SUVs, analisando o portfólio atual da Toyota, podemos entender bem as vantagens e desvantagens de cada carroceria. Se olharmos para as versões mais procuradas do Toyota Corolla e do Corolla Cross, o sedã médio, na versão XEi, custa R$ 160.490, enquanto o SUV intermediário, com o mesmo motor 2.0 flex, é tabelado em R$ 179.890 na configuração XRE.
Embora o Corolla Cross seja R$ 19.490 mais caro que o sedã, ele perde em alguns aspectos técnicos importantes. Por exemplo, o sedã oferece suspensão traseira independente com layout multibraço, enquanto o projeto do SUV contempla suspensão do tipo eixo de torção.
Assim, de maneira geral, os sedãs médios oferecem um conjunto tão bom quanto os SUVs equivalentes, mas com um custo-benefício superior. Modelos como o Toyota Corolla e o Nissan Sentra podem não proporcionar a posição de dirigir elevada que fez a fama dos SUVs, mas compensam com uma qualidade dinâmica melhor e, muitas vezes, com um porta-malas de maior capacidade.
Agora, falando dos SUVs:
Sobre sua segunda questão, é inegável que o reposicionamento do Jeep Compass Sport, agora com preço promocional de R$ 152.990 (R$ 30 mil mais barato), ficou muito mais competitivo do ponto de vista comercial. No entanto, entre ele, o Toyota Corolla Cross XRE e o Volkswagen Taos, sugiro dar uma atenção especial aorepresentante da marca alemã.
A Volkswagen pratica no momento valores promocionais para a gama Taos e, com isso, a opção Comfortline, que custava R$ 196.990, pode ser encontrada por R$ 175.890, acirrando a disputa do modelo em relação ao concorrente da Toyota. Além disso, o Taos se destaca por oferecer uma cabine mais espaçosa e confortável, graças ao seu porte maior em comparação ao Compass e ao Corolla Cross. O porta-malas do Volkswagen, com 498 litros, também é superior ao dos concorrentes.
Outro ponto importante a destacar é que o Taos possui suspensão independente nas quatro rodas, com layout multibraço traseiro, o que aprimora tanto o conforto quanto a qualidade de rodagem.
Por fim, embora o VW Taos com seu 1.4 TSI sob o capô tenha a menor potência (150 cv) em comparação com o Compass 1.3 turbo (185 cv) e o Corolla Cross 2.0 flex (177 cv), ele oferece bom desempenho e excelentes médias oficiais de consumo, no caso 11,1 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada com gasolina. Isso o coloca à frente do Compass (10,1 e 12 km/l) e próximo do Corolla Cross (11,6 e 13,3 km/l), que é um dos mais eficientes da categoria.
Conclusão: Se a prioridade for o melhor custo-benefício, o Jeep Compass Sport, com a promoção atual, é uma escolha certeira. Mas, se você busca um modelo mais equilibrado e espaçoso, o VW Taos Comfortline vale a pena ser considerado.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok