Volkswagen aposta em “clássico” para concorrer com Ford Bronco e Jeep Wrangler nos EUA
Primeiros conceitos de produção marcam a volta da icônica marca Scout, que será focada em veículos robustos com apelo off-road
César Tizo - outubro 26, 2024
A Scout Motors revelou nesta semana o SUV Traveler e a picape Terra, os primeiros veículos da nova marca do Grupo Volkswagen nos EUA.
O Scout original, idealizado e fabricado pela International Harvester entre as décadas de 1960 e 1980, obteve notável aceitação nos EUA ao criar uma receita de muito sucesso atualmente: os SUVs robustos que também podem ser utilizados cotidianamente com muito conforto. A ideia da Volkswagen de reviver o nome Scout surgiu como uma forma de posicionar a empresa alemã na categoria de Ford Bronco e Jeep Wrangler, segmento em franca ascensão nos principais mercados da América do Norte.
Os inéditos produtos da Scout serão desenvolvidos em Michigan e fabricados na Carolina do Sul, sendo que a empresa planeja criar mais de 4 mil empregos no processo. A Scout também revelou que seus veículos terão “foco em tecnologias de ponta e sustentabilidade“.
Capacidade e desempenho off-road
Os novos Scout Traveler e Terra prometem desempenho notável tanto sobre o asfalto quanto em terrenos off-road. Projetados com carroceria sobre chassi de longarinas (tal como no Bronco e no Wrangler), o SUV e a picape oferecem ainda bloqueios mecânicos nos eixos rígidos dianteiro e traseiro, além de altura em relação ao solo superando 30 cm. De acordo com a fabricante, o utilitário esportivo e a picape serão capazes de superar lâminas d’água de até 90 cm.
A picape Scout Terra terá uma capacidade de reboque de mais de 10.000 libras (cerca de 4.540 kg), enquanto o SUV Traveler poderá rebocar mais de 7.000 libras (3.175 kg). Ambos os modelos contarão com uma carga útil de quase 2.000 libras (900 kg), ideal para quem precisa de versatilidade para o trabalho e o lazer.
Propulsão
Ambos os veículos estarão disponíveis com sistemas de propulsão totalmente elétricos ou versões equipadas com um propulsor térmico a gasolina que atua como um extensor de autonomia, elevando o alcance dos veículos para mais de 800 km. As versões 100% elétricas prometem até 563 km de autonomia, mantendo as características off-road. Com tração nas quatro rodas e motores elétricos independentes em cada eixo, as novidades da Scout podem acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, graças ao torque estimado em quase 1.356 Nm (138 kgfm).
Tecnologia e inovação
Os veículos da Scout terão uma arquitetura moderna de software, permitindo atualizações over-the-air e diagnósticos remotos. O sistema de carregamento rápido será compatível com o padrão norte-americano NACS, suportando até 350 kW, além de oferecer carregamento bidirecional, ideal para emergências ou alimentar dispositivos externos.
No interior, os novos modelos oferecem uma combinação de materiais sustentáveis e duráveis, com controles físicos para funções essenciais, combinados a uma interface digital intuitiva chamada Scout Community UX. Os modelos também incluem um “frunk” (porta-malas frontal) com tomadas de energia e espaço para bagagens.
Preços e disponibilidade
As reservas dos novos Scout Traveler e Terra já estão disponíveis nos EUA a partir desta semana, com preços que começam a partir de US$ 50.000 (R$ 285 mil em uma conversão livre, sem levar em conta impostos e custos de importação) para o SUV e US$ 51.500 (R$ 290 mil) para a picape, já com incentivos. A produção está prevista para começar em 2027, posicionando os modelos como fortes concorrentes no segmento de picapes e SUVs eletrificados nos Estados Unidos.
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