Apesar da confirmação, a Fiat ainda não divulgou detalhes técnicos específicos das versões híbridas do Fastback e do Pulse, algo que deve ocorrer somente no lançamento oficial no mês que vem. No entanto, o logotipo presente em ambos os modelos indica que a tecnologia híbrida leve é baseada no motor 1.0 turbo com injeção direta (T200).
Detalhe do Pulse Hybrid e do Fastback Hybrid
Conforme detalhado pela Stellantis durante a apresentação da família de plataformas Bio-Hybrid, o sistema híbrido leve, que equipará o Pulse Hybrid e o Fastback Hybrid, utiliza “um dispositivo elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida. Esse equipamento fornece tanto energia mecânica quanto elétrica, gerando torque adicional para o motor a combustão e carregando uma bateria de lítio-íon de 12 volts, que opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo. O sistema oferece até 3 kW (4 cv) de potência, melhorando o desempenho e reduzindo o consumo de combustível“.
Junto com os flagras do Fastback Hybrid, vazaram também dados não oficiais de consumo do SUV compacto. Segundo o material, o Fastback Hybrid deverá reduzir o consumo em aproximadamente 1,5 km/l, especialmente no uso urbano, onde o sistema híbrido leve mostra melhores resultados.
De acordo com o perfil no Instagram responsável pelos dados extraoficiais, o Fastback híbrido deverá alcançar médias de consumo urbano de 9,6 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina, representando uma melhora significativa em relação à versão Impetus T200 convencional, que registra 8,1 km/l e 11,3 km/l, respectivamente.
Mecânica híbrida leve aplicada nos dois modelos é baseada no motor 1.0 turbo
Já no consumo rodoviário, os dados preliminares indicam que o Fastback híbrido leve fará 10,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina, frente aos 9,7 km/l e 13,9 km/l da versão apenas a combustão. Assim, o principal ganho no consumo rodoviário ocorre quando o Fastback eletrificado é abastecido com etanol.
Considerando que a tecnologia híbrida leve tende a não elevar substancialmente o preço final do veículo, é provável que tanto o Pulse Hybrid quanto o Fastback Hybrid sejam lançados com valores competitivos. A conferir.
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