Compra com isenção: Nivus, Tracker ou T-Cross Sense 2025?
Leitor vai realizar a compra com as isenções totais de impostos e pediu nossa análise para definir o melhor modelo
César Tizo - outubro 28, 2024
Olá, gostaria da sua avaliação e opinião para SUV PcD com isenções totais de impostos. Estou em dúvida entre o Volkswagen Nivus, o Chevrolet Tracker e o Volkswagen T-Cross, todos modelo 2025. Se achar algum outro modelo mais vantajoso nessa linha, pode acrescentar. Obrigado – pergunta enviada por Gelson
Gelson, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sem entrar na questão do estilo ou design, que é algo subjetivo e varia de acordo com o gosto de cada consumidor, dos três modelos que você mencionou, eu já deixaria de lado o Volkswagen Nivus. Isso porque tanto o Chevrolet Tracker quanto o Volkswagen T-Cross oferecem um espaço interno superior e proporcionam mais conforto aos passageiros.
Embora o Nivus tenha um porta-malas maior (415 litros) em comparação ao Tracker (393 litros) e ao T-Cross (373 litros), os SUVs compactos da Chevrolet e da Volkswagen se mostram mais versáteis para o uso cotidiano e para o transporte de toda a família e amigos.
Entre as principais novidades, o T-Cross Sense 2025 passa a contar com a central multimídia VW Play de 10,1″, além de incorporar um assistente de condução importante: o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência. Também merece destaque a presença dos faróis e lanternas em LED, que oferecem melhor visibilidade e maior durabilidade em comparação ao sistema halógeno convencional.
Já o Chevrolet Tracker, em sua versão de entrada, fica devendo um assistente de condução para ser mais competitivo, mas traz de série a central multimídia com tela de 8″, câmera de ré e sistema de chave presencial. Tanto o Tracker quanto o T-Cross vêm com 6 airbags de série, porém o T-Cross possui um diferencial técnico importante: freios a disco nas quatro rodas, enquanto a Chevrolet optou por freios traseiros a tambor para o Tracker.
Detalhe do Chevrolet Tracker em seu catálogo de entrada orientado também ao público PcD
Conjunto mecânico
No aspecto mecânico, o Volkswagen T-Cross tem um conjunto motriz mais eficiente. Seu motor 1.0 turbo com injeção direta (200 TSI) entrega 128 cv e 20 kgfm de torque. Acoplado a uma transmissão automática de 6 marchas, esse conjunto permite ao T-Cross Sense atingir 100 km/h em 10,1 segundos, com boas médias de consumo de 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada (com gasolina).
O Chevrolet Tracker, por sua vez, utiliza motor 1.0 turbo com injeção indireta, que gera até 116 cv e 16,8 kgfm de torque com etanol. Também equipado com uma transmissão automática de 6 marchas, o Tracker acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 11 segundos, com médias de consumo de 11,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada (com gasolina).
Quanto aos preços, o T-Cross Sense 2025 e o Tracker 1.0 Turbo de entrada estão em torno de R$ 119 mil para o público geral. Com as isenções, o Tracker custa R$ 105 mil, enquanto o T-Cross Sense 2025, de acordo com informações da fabricante para seus concessionários, manterá o preço de R$ 100.700 para o público PcD.
Qual escolher?
Em resumo, Gelson, com a atualização dos itens de série, o T-Cross Sense 2025 se torna uma opção muito interessante para o público PcD. Apesar de ainda não trazer alguns itens de série presentes no Tracker, como a câmera de ré e a chave presencial, o T-Cross oferece um conjunto motriz mais eficiente, uma cabine espaçosa, especialmente para os ocupantes do banco traseiro, e, a partir da linha 2025, melhorias significativas nos equipamentos.
Portanto, mesmo que seja necessário adquirir alguns acessórios à parte, ao optar pelo Volkswagen, acredito que você fará uma excelente escolha.