Após reajustes e mudanças nas versões: como está o cenário de SUVs para PcD?
Confira análise baseada em pergunta da leitora envolvendo Jeep Renegade, Fiat Fastback e Volkswagen T-Cross Sense
César Tizo - outubro 30, 2024
Olá, gostaria da sua opinião sobre compra de carro na modalidade PcD. Estou na dúvida entre Fiat Fastback, Volkswagen T-Cross e Jeep Renegade – pergunta enviada por Ana Lúcia
Ana Lúcia, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Nas últimas semanas, observamos alguns reajustes de preços e mudanças no conteúdo de itens de série nas versões de entrada dos principais SUVs compactos vendidos no Brasil. Como são justamente esses catálogos que permitem ao público PcD obter a isenção do IPI e os descontos proporcionais de ICMS e IPVA, é interessante analisarmos em profundidade como anda o cenário atual para quem deseja adquirir um utilitário esportivo com isenção de impostos.
Fiat Fastback
Começando pelos três modelos citados, o Fiat Fastback Turbo 200, como é chamada a configuração de entrada, tornou-se uma das opções mais completas para o segmento PcD entre os SUVs compactos nacionais. Com preço tabelado em R$ 119.990, ele pode ser adquirido com isenção por R$ 103.490. Por esse valor, o Fiat entrega muitos recursos que, hoje, são ausentes nos concorrentes diretos, tais como a câmera de ré e o sensor de estacionamento traseiro. Além disso, o Fastback oferece de fábrica uma central multimídia com tela de 8,4″, quatro airbags, faróis em LED e ar-condicionado automático digital.
Conta ainda a favor do Fiat o eficiente conjunto propulsor formado pelo motor 1.0 turbo com injeção direta, que alcança 130 cv e 20 kgfm de torque. Além de permitir ao Fastback acelerar de 0 a 100 km/h em ótimos 9,4 segundos, o Fiat tem algumas das melhores médias de consumo da categoria, mérito também da transmissão CVT. De acordo com os dados oficiais, o Fastback Turbo 200 registra parciais de 11,9 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, ambas com gasolina.
VW T-Cross Sense
Seguindo para o Volkswagen T-Cross, o modelo se tornará bem mais interessante para o segmento PcD a partir da linha 2025 da versão Sense. A opção de entrada do T-Cross terá o reforço da central multimídia VW Play com tela de 10,1″, além dos faróis em lanternas em LED e até mesmo um assistente de condução, no caso o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência.
Ponto positivo que, segundo os concessionários da marca, o preço final do T-Cross Sense ao público PcD seguirá em R$ 100.700. Uma pena que o VW fique devendo recursos como a câmera de ré, porém conta com 6 airbags. Ao menos até o ano/modelo 2024, o T-Cross Sense oferecia o sensor de estacionamento de série. Não sabemos, porém, se a condição será mantida na linha 2025.
De qualquer forma, o Volkswagen T-Cross tem como aliados o amplo espaço interno, em especial aos passageiros do banco traseiro, assim como a mecânica tão eficiente quanto a do Fiat Fastback. No caso do T-Cross Sense, o SUV é movido pelo motor 1.0 turbo com injeção direta na calibração 200 TSI, que lhe rende até 128 cv e 20 kgfm de torque. Em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas, o T-Cross Sense alcança 100 km/h em bons 10,1 segundos e suas médias de consumo quase empatam com as do Fiat, ficando em 11,9 km/l no ciclo urbano e em 14,3 km/l na estrada com gasolina.
Jeep Renegade
Por fim, é uma pena que um reajuste recente na gama Jeep elevou o preço do Renegade 1.3 Turbo para R$ 118.290, o que impede a inclusão do opcional “Pack Tech” (inclui câmera de ré, central multimídia e dois assistentes de condução) sem que o SUV ultrapasse o valor teto para isenção de impostos.
Em sua versão de entrada, que passa a custar R$ 101.890 ao público PcD, o Renegade tem como pontos de destaque alguns diferenciais técnicos, entre eles a suspensão independente, o sistema de freio a disco nas quatro rodas e conveniências como o freio de estacionamento elétrico.
Contudo, você encontra como principais itens de série no Renegade mais acessível os 6 airbags, além dos faróis e lanternas em LED, rodas de liga leve aro 17″ e 5 anos de garantia. Em paralelo, o Renegade é o que tem o motor mais potente do trio citado até aqui, no caso o 1.3 turbo flex com até 185 cv e 27,5 kgfm se abastecido com etanol.
Alternativas e conclusão
Ainda restam como alternativas a serem consideradas por quem está pesquisando um SUV para a compra com isenção o Chevrolet Tracker 1.0 Turbo (R$ 105.890 para PcD), o Nissan Kicks (R$ 98.960 na opção Sense CVT já com descontos) e a dupla da Citroën, no caso o C3 Aircross (R$ 92.190 para PcD na versão Feel Turbo) e o recém-lançado Basalt (R$ 87.390 para PcD também na opção Feel Turbo).
Entretanto, levando em conta sua lista de itens de série, o ótimo porta-malas para 516 litros (padrão VDA) e a eficiência de seu conjunto motriz, o Fiat Fastback Turbo 200 se posiciona, no momento, como a escolha mais equilibrada para o público PcD. O único ponto fraco do SUV fica para o espaço destinado aos passageiros no banco traseiro, que está longe de ser uma referência na categoria e deve ser avaliado conforme suas necessidades.
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