Hyundai detalha evoluções em câmbio de dupla embreagem presente no novo Creta para minimizar polêmicas
Transmissão é aplicada na versão topo de linha Ultimate com motor 1.6 turbo; garantia de 5 anos para o SUV engloba também o câmbio
César Tizo - outubro 31, 2024
Com a confirmação da Hyundai de que a transmissão empregada no novo Creta Ultimate 2025 conta com dupla embreagem a seco, surgiram discussões em redes sociais sobre a durabilidade do conjunto. Entre os comentários, alguns compararam o sistema à problemática transmissão PowerShift da Ford, que causou dor de cabeça para muitos proprietários de automóveis da marca fabricados na região. Em resposta a essas dúvidas, a Hyundai divulgou nesta semana um material com mais detalhes sobre o câmbio aplicado na configuração topo de linha do novo Creta 2025.
Segundo a marca sul-coreana, a caixa DCT7 aplicada no SUV compacto está uma geração à frente do câmbio já conhecido no Brasil sob o capô do Hyundai Tucson, montado em Anápolis (GO) pela CAOA, veículo que também é equipado com o motor 1.6 TGDI. A Hyundai destaca que a segunda geração da transmissão DCT7 atualmente equipa modelos de grande volume da marca em mercados como o europeu, asiático, do Oriente Médio, da Austrália e das Américas Central e do Sul, sendo aplicada em veículos como o Elantra e o Kona.
Hyundai Creta Ultimate 2025
De acordo com a Hyundai, os discos de embreagem da caixa DCT7 evoluída contam com design de superfície, material de atrito e dureza dos rolamentos aperfeiçoados. O diferencial, que se localiza no conjunto da transmissão, foi reforçado com uma junta selada para evitar vazamentos, enquanto conectores e chicotes elétricos foram simplificados com a integração dos atuadores das embreagens e das marchas.
Outra novidade é a comunicação via rede de alta velocidade (CAN) com a unidade de controle, melhorando a precisão das trocas de marchas. A Hyundai destaca ainda que o uso de rolamentos esféricos de baixa fricção e um óleo de menor viscosidade para a caixa de engrenagens da transmissão contribuem para a durabilidade dos componentes.
Novo Creta Ultimate 2025 conta com caixa de dupla embreagem de nova geração
Testes no Brasil
Avançando em seu comunicado, a Hyundai acrescenta que o desenvolvimento do novo Creta Ultimate 2025 contemplou 90 mil quilômetros de testes em regiões com relevo acentuado, incluindo trechos de serra, para avaliar a resistência do trem de força. Após esse deslocamento, a transmissão foi desmontada, e as embreagens ainda mantinham dois terços de sua vida útil, ressalta a empresa.
A marca sul-coreana clarifica que o novo Creta conta com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular, condição que se estende também para a transmissão DCT7, exceto em casos de desgaste prematuro evidente causados por mau uso, bem como modificações intencionais não autorizadas aos componentes ou software do veículo. Para preservar a garantia de fábrica, é sempre importante lembrar que o dono do automóvel precisa seguir o cronograma de revisões estipulado pela fabricante.
Hyundai Creta Ultimate 2025
Apesar das restrições por parte da opinião pública, é fato que as transmissões de dupla embreagem colaboram muito para favorecer a eficiência dos veículos.
No caso específico do Hyundai Creta Ultimate 2025, o SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em ótimos 7,8 segundos, com a vantagem das médias de consumo oficiais alcançando 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. Apenas como comparação, o novo Creta 2025 em suas opções 1.0 turbo, que estão longe de oferecer o mesmo nível de performance, têm médias de 12 km/l na cidade com gasolina e consomem mais do que o Creta 1.6 turbo na estrada, com parcial de 12,7 km/l utilizando o combustível derivado do petróleo.
Resta agora acompanhar as primeiras unidades do novo Creta Ultimate 2025 nas ruas brasileiras e verificar se a evolução na transmissão DCT7 atenderá às expectativas de robustez e durabilidade.
Exatamente, mesmo antes desta revisão, muitos veículos apresentaram problemas com estas transmissões por mal uso. Tenho um veículo com câmbio automatizado de 7 marchas (“embreagens secas”), já se passaram 10 anos e eu ainda não penso em vender.
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Exatamente, mesmo antes desta revisão, muitos veículos apresentaram problemas com estas transmissões por mal uso. Tenho um veículo com câmbio automatizado de 7 marchas (“embreagens secas”), já se passaram 10 anos e eu ainda não penso em vender.