Afinal, comprar ou não o novo Hyundai Creta com câmbio de dupla embreagem?
Transmissão está presente no catálogo topo de linha Ultimate, que conta com motor 1.6 turbo com injeção direta
César Tizo - novembro 5, 2024
Prezado César! Gostaria de saber sua opinião sobre o câmbio de dupla embreagem do novo Creta Ultimate com motor 1.6. Ouvi dizer que, por não ser banhado a óleo, pode dar muitos problemas. Isso é verdade? Por esse motivo, não devo comprá-lo? Mais uma vez, obrigado pela sua atenção – pergunta enviada por Luiz
Luiz, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Recentemente, produzimos aqui no site um conteúdo explicando os diferentes tipos de câmbios de dupla embreagem, que, basicamente, têm como principal diferença o fato de o conjunto das embreagens ser, ou não, imerso em óleo. É importante esclarecer que essa característica não define se um tipo de projeto é melhor ou pior que o outro. Em geral, os câmbios com dupla embreagem banhada a óleo atuam em conjunto com motores que oferecem maior torque, como em automóveis de orientação esportiva, entretanto, do ponto de vista construtivo, eles são maiores e mais pesados do que as caixas de dupla embreagem seca.
Infelizmente, no Brasil e em outros mercados pontuais, a reputação das transmissões de dupla embreagem foi prejudicada pelo histórico de problemas da caixa PowerShift da Ford, que continha uma falha crônica de projeto. No entanto, é injusto condenar toda a tecnologia de dupla embreagem por conta de um caso isolado.
As transmissões de dupla embreagem seguem relevantes para a indústria automotiva devido à sua eficiência. A agilidade muito superior nas trocas permite que veículos como o Creta Ultimate atinjam ótimos níveis de desempenho e consumo. Por exemplo, além de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos, o Creta com seu motor 1.6 turbo de 193 cv chega a ser até mais econômico do que as versões 1.0 TGDI. No uso urbano, o Creta topo de linha registra média de 11,9 km/l com gasolina, praticamente o mesmo que as versões 1.0 turbo (12 km/l), mas, na estrada, o Creta Ultimate se sobressai, com parcial de 13,5 km/l contra 12,7 km/l das versões 1.0.
Detalhe do sistema de dupla embreagem da Volkswagen, apenas como exemplo, apresentado em corte transversal
Retrospecto
A dupla formada pelo motor 1.6 TGDI e o câmbio de dupla embreagem presente no novo Creta Ultimate 2025 já era conhecida aqui no Brasil sob o capô do Hyundai New Tucson nacional, fabricado pela CAOA em Anápolis (GO). Em uma pesquisa rápida, é possível encontrar relatos de problemas com essa transmissão no SUV médio.
No entanto, a Hyundai informou recentemente que a transmissão DCT7 do Creta Ultimate 2025 está uma geração à frente da aplicada no New Tucson nacional. Em relação à antecessora, a caixa DCT7 evoluída conta com discos de embreagem com design de superfície, material de atrito e dureza dos rolamentos aperfeiçoados. O diferencial foi reforçado com uma junta selada para evitar vazamentos e os atuadores das embreagens e das marchas agora são integrados.
Além disso, a Hyundai afirmou que o desenvolvimento do novo Creta Ultimate 2025 incluiu 90 mil quilômetros de testes por diferentes tipos de terrenos aqui no Brasil, mesclando trechos de serra com relevo acentuado, para avaliar a durabilidade do trem de força. Após os testes, a transmissão foi desmontada, e constatou-se que as embreagens ainda mantinham dois terços de sua vida útil.
Outro ponto positivo é que a Hyundai assegura que a garantia de 5 anos do SUV também cobre o sistema de transmissão (respeitando as condições da marca), o que certamente trará mais tranquilidade aos consumidores interessados no novo Creta Ultimate 2025.
Diante disso, seria leviano desconsiderar os esforços da Hyundai para esclarecer as questões mais sensíveis envolvendo a transmissão DCT7. A transparência da empresa nos leva a conceder um voto de confiança para a Hyundai, viabilizando a recomendação de compra do novo Creta Ultimate.
Portanto, se o modelo atende às suas expectativas, não há razão, no momento, para evitá-lo apenas por causa do câmbio. Recomendo apenas seguir o cronograma de revisões obrigatórias, assegurando a manutenção da garantia do veículo ao longo do tempo que ele estiver com você.
Parabéns, César. Uma verdadeira aula.
Muito obrigado, amigo!
O câmbio tem a garantia de 5 anos mas a embreagem do mesmo só tem 90 dias, eles alegam peça de desgaste natural isso tá no manual.