Optar por um Pulse Hybrid de olho em incentivos para carros eletrificados ou um Honda City?
Em algumas regiões os carros eletrificados contam com benefícios interessantes e que aliviam o custo de propriedade; saiba mais
César Tizo - novembro 11, 2024
Olá, César, tudo bem? César, eu estou em dúvidas entre dois modelos: Honda City Touring e Fiat Pulse Impetus Hybrid. Eu sou fã da marca japonesa e pela sua qualidade construtiva. Contudo, embora o Fiat Pulse Impetus Hybrid não tenha a mesma qualidade construtiva e pós-venda, creio que o desconto no IPVA pode ser um atrativo no momento de fechar o negócio. Eu tenho duas dúvidas: 1) Qual seria a porcentagem do IPVA para o Fiat Pulse Impetus Hybrid no Estado de São Paulo (moro no interior do estado)? 2) Vale a pena abrir mão da qualidade construtiva de um Honda City Touring para pagar um menor IPVA, sendo que o veículo da montadora japonesa ainda seria mais econômico na cidade e estrada? Um abraço – pergunta enviada por Douglas
Douglas, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A questão que você levantou é excelente, pois muitas deverão investir cada vez mais em tecnologias de propulsão híbrida leve para oferecer carros eletrificados mais acessíveis em nosso mercado. Por isso, é importante que os consumidores, dependendo do local de licenciamento do veículo, verifiquem os possíveis incentivos disponíveis para esses modelos.
No seu caso, Douglas, é importante destacar um ponto relevante. Até o momento, apenas a cidade de São Paulo concede um incentivo específico para automóveis eletrificados, isentando sua cota-parte do IPVA. Com isso, os proprietários de veículos com essa propulsão pagam apenas 50% do valor correspondente ao Executivo estadual. Além disso, a administração municipal exclui os automóveis eletrificados do rodízio veicular na cidade, porém o carro precisa ser licenciado no estado de São Paulo.
É importante explicar que, no fim de 2023, o Governo do Estado de São Paulo enviou para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 1510/2023, que isenta do IPVA proprietários de veículos movidos a hidrogênio e veículos híbridos flex com preço de até R$ 250 mil. No entanto, a proposta ainda não foi votada. Assim, enquanto o tema não avança, quem não reside na capital paulista precisará pagar o IPVA integralmente (4%), mesmo para veículos híbridos flex.
De forma prática, embora conte com o apoio da eletrificação, o Fiat Pulse Hybrid não oferece médias de consumo tão superiores ao Honda. Segundo dados oficiais, o Pulse Hybrid percorre 13,4 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada com gasolina. Já o Honda City Hatchback Touring alcança 13,3 km/l no ciclo urbano e 14,6 km/l no uso rodoviário, e o City sedã Touring registra 13,1 km/l e 15,2 km/l, respectivamente. Importante salientar a superioridade do City três volumes no consumo rodoviário por conta da aerodinâmica mais favorável.
Portanto, Douglas, considerando que os assuntos na Política seguem um ritmo próprio e você tem apreço pela marca Honda, creio que, no momento, é mais interessante optar por um modelo da gama City. No futuro, caso a legislação que vai priorizar carros híbridos flex avance no Legislativo paulista, aí sim uma nova análise poderá ser feita.
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