STLA Frame: conheça a nova plataforma que dará vida aos próximos SUVs grandes e picapes das marcas Jeep e Ram
Arquitetura robusta conta com proposta multienergia e também será utilizada por alguns veículos comerciais; saiba mais
César Tizo - novembro 21, 2024
A Stellantis apresentou nesta semana sua nova plataforma para veículos de grande porte: a arquitetura STLA Frame. Projetada especificamente para picapes e SUVs com estrutura de carroceria sobre chassi, a STLA Frame dará vida aos futuros projetos de marcas como Ram e Jeep, “oferecendo soluções de alta performance para atender aos rigorosos requisitos de potência, durabilidade e capacidade dos consumidores norte-americanos e globais“, detalha a empresa.
Autonomia e desempenho
A STLA Frame foi concebida para contemplar diferentes tipos de conjuntos propulsores, salienta a Stellantis, “proporcionando um alcance impressionante e capacidades excepcionais, características essenciais para picapes e SUVs de grande porte“, segundo a companhia. Com isso, os futuros veículos puramente elétricos baseados na plataforma STLA Frame serão capazes de oferecer alcance de até 800 km. A autonomia pode subir para 1.100 km em conjuntos mecânicos do tipo REEV (Range Extended Electric Vehicle), em que um motor térmico é adicionado ao veículo somente para atuar como um gerador e recarregar a bateria principal do sistema.
Além disso, reforça a fabricante, a STLA Frame será capaz de conferir aos veículos capacidade para reboque de até 6.350 kg e capacidade de carga para até 1.224 kg, tornando-a uma opção robusta para trabalhos pesados, sem abrir mão da praticidade no uso diário.
A plataforma também foi projetada para atravessar ambientes desafiadores, com capacidade para superar travessias de lâminas d’água de até 610 mm, um diferencial para quem utiliza os veículos em terrenos difíceis ou em situações extremas.
Inovações tecnológicas
Além das configurações para modelos 100% elétricos (BEV) e elétricos com extensor de autonomia (REEV), a plataforma STLA Frame poderá incorporar sistemas motrizes mais avançados de combustão interna, híbridos e até movidos a hidrogênio.
Entre suas credenciais técnicas, a STLA Frame poderá acomodar baterias refrigeradas a líquido que variam de 159 a 200 kWh, além de suportar layouts com dois motores elétricos para conferir aos veículos tração integral. De forma combinada, esses propulsores podem somar cerca de 340 cv e conferir alto nível de desempenho aos veículos.
Ainda de acordo com a Stellantis, a nova arquitetura terá “designs de suspensão flexíveis“, incluindo a aplicação de suspensão pneumática em alguns modelos, resultando em uma condução otimizada para diversas condições das vias e cenários de carga.
Design robusto
A construção da STLA Frame é pautada pela durabilidade e eficiência, detalha a Stellantis. Utilizando aço de alta resistência, a plataforma oferece rigidez sem sacrificar a leveza. Em configurações mecânicas que contemplam o uso de baterias de grande porte, o componente é posicionado de forma estratégica na seção central, sendo protegido por trilhos reforçados contra impactos laterais, enquanto o revestimento inferior completo reduz o arrasto aerodinâmico, maximizando a autonomia.
A nova plataforma STLA Frame poderá acomodar novos projetos de veículos com as seguintes características:
Comprimento total entre 5.488 mm e 5.941 mm
Largura total entre 2.062 mm e 2.124 mm
Distância entre-eixos de 3.143 mm até 3.690 mm
Altura em relação ao solo de 168 até 262 mm
Diâmetro máximo do pneu: 32,8/33 polegadas
Capacidade de recarga
A plataforma STLA Frame terá suporte para carregamento rápido, permitindo efetuar uma recarga para até 160 km de alcance em apenas 10 minutos, enquanto os REEVs atingem 80 km no mesmo intervalo de tempo. Outra inovação importante é a capacidade de carregamento bidirecional (V2L), que permite que a bateria do veículo seja usada para carregar outro carro elétrico ou até mesmo alimentar uma residência em caso de emergência, ampliando a flexibilidade e utilidade do veículo.
Futuro da eletrificação
A STLA Frame faz parte da estratégia global mais recente da Stellantis, que prevê investimentos de mais de € 50 bilhões até 2030 para viabilizar a venda de automóveis na Europa apenas com propulsão elétrica a partir da próxima década e alcançar, em igual período, 50% das vendas de carros de passeio e comerciais leves nos EUA com este mesmo tipo de propulsão. Nesse contexto, a plataforma STLA Frame terá um papel fundamental.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok