Guru Recomenda – Os melhores carros por categoria até novembro de 2024
Confira resumo com os melhores carros por segmento já levando em conta as novidades que chegaram ao mercado neste mês
César Tizo - novembro 30, 2024
Todo mês, você confere aqui no Guru dos Carros nossa lista com as melhores recomendações de veículos, considerando as categorias com maior destaque em volume de vendas.
Esta seção é atualizada no último fim de semana de cada mês e leva em conta os lançamentos mais recentes. As recomendações a seguir são válidas até a próxima atualização.
IMPORTANTE: neste mês, realizamos uma mudança na nomenclatura de duas categorias em nossa lista. A classe “SUVs intermediários” passa a se chamar “SUVs médios”, enquanto os “SUVs médios” passam a ser classificados como “SUVs médio-grandes”. Essa atualização busca alinhar as designações com terminologias mais familiares aos consumidores, aprimorando a clareza da nossa comunicação.
Confira a lista para novembro de 2024:
Carros de entrada: Renault Kwid – Meses na lista: 10(Modelos com preço até R$ 80.000) Análise: Em uma categoria que inclui o Citroën C3 e o Fiat Mobi, o Kwid pode não oferecer o mesmo espaço interno que o rival da Citroën, mas compensa com um bom porta-malas e um custo-benefício mais competitivo. O Renault, por exemplo, já vem de fábrica com 4 airbags, o que aumenta a segurança, além de contar com sistema start/stop, que ajuda a reduzir o consumo de combustível na cidade.
Carros elétricos: BYD Dolphin Mini – Meses na lista: 9 Análise: Na opinião do Guru dos Carros, considerando a infraestrutura ainda em desenvolvimento para carros elétricos no Brasil, esse tipo de veículo tem, atualmente, como principal apelo o uso urbano. Isso se deve à conveniência de realizar recargas em casa ou no local de trabalho. Por esse motivo, acreditamos que o BYD Dolphin Mini oferece uma combinação interessante entre preço de aquisição, autonomia, nível de equipamentos e uma carroceria compacta e prática para a cidade.
Hatches compactos: Hyundai HB20 – Meses na lista: 11 Análise: O Hyundai HB20 se destaca por oferecer uma relação custo-benefício mais favorável em praticamente todas as versões quando comparado aos seus rivais diretos, inclusive no conteúdo de tecnologia presente nos catálogos topo de linha. O modelo também é beneficiado por conjuntos mecânicos eficientes e pelo prazo de garantia de 5 anos, um dos maiores do segmento, o que favorece o hatch na hora da revenda.
Sedãs compactos: Volkswagen Virtus – Meses na lista: 11 Análise: Em uma categoria na qual o uso familiar do automóvel tende a ser constante, o amplo porta-malas de 521 litros do Virtus o destaca no segmento, assim como o interior espaçoso. Além disso, os conjuntos propulsores modernos e a boa lista de itens de série em todas as versões também são pontos positivos do sedã.
Sedãs médios: Toyota Corolla – Meses na lista: 11 Análise: Referência no segmento, o Toyota Corolla oferece uma das melhores relações custo-benefício da categoria. Um importante diferencial do sedã é a opção mecânica híbrida bicombustível. O modelo conta ainda com alto nível de segurança estrutural e um bom pacote de assistentes de condução de série.
Sedãs premium: BMW Série 3 – Meses na lista:11 Análise: A procedência nacional é o grande trunfo do sedã premium médio-grande. Além de oferecer um projeto tão refinado quanto o dos concorrentes diretos, a motorização bicombustível (gasolina/etanol) é outro importante argumento a favor do BMW Série 3, montado em Araquari (SC).
Crossovers: Renault Kardian – Meses na lista: 10(Compactos de apelo robusto ou derivados de hatches convencionais. Reúne modelos até 4,20 m) Análise: Apresentado em fevereiro de 2024, o Renault se destaca pela mecânica eficiente, porte equilibrado e a boa lista de equipamentos de assistência à condução, especialmente no catálogo topo de linha. Além disso, o modelo oferece uma relação custo-benefício mais favorável em comparação aos seus concorrentes diretos.
SUVs compactos: Jeep Renegade – Meses na lista: 11(Utilitários esportivos até 4,40 m de comprimento) Análise: Longe de ser uma novidade, o Renegade continua sendo o único modelo na categoria a oferecer versões com tração integral combinada ao motor flex. Além disso, é um dos raros SUVs compactos a combinar suspensão independente com freio a disco nas quatro rodas. O nível de eficiência está alinhado ao dos concorrentes, com o desempenho favorecido pelo propulsor 1.3 turbo. Deve apenas um espaço interno melhor para os ocupantes do banco traseiro.
SUVs médios: CAOA Chery Tiggo 7 – Meses na lista: 11(Utilitários esportivos entre 4,40 m e 4,60 m de comprimento) Análise: É, de longe, o melhor custo-benefício na categoria. Destaca-se pelo preço competitivo na versão Sport e ainda pode ser encontrado nas opções Pro Max Drive, com motor 1.6 turbo, e na configuração híbrida leve Pro Hybrid, ambas oferecendo um conteúdo superior de equipamentos.
SUVs médio-grandes: GWM Haval H6 – Meses na lista: 6(Utilitários esportivos entre 4,60 m e 4,80 m de comprimento) Análise: A configuração híbrida plug-in mais acessível (PHEV19) do SUV se destaca em relação aos rivais diretos, como o BYD Song Plus, por oferecer maior autonomia em modo elétrico, além de dados superiores de potência e torque. Importante salientar que o modelo também conta com opção híbrida convencional (HEV2) para quem abre mão da possibilidade de recarga externa da bateria. Em linha com os rivais diretos, a gama Haval H6 traz os principais recursos de tecnologia, conforto e segurança de série.
SUVs grandes e/ou 7 lugares: CAOA Chery Tiggo 8 – Meses na lista: 11(Utilitários esportivos na faixa de 4,80 m em diante e/ou com 3 fileiras de assentos) Análise: Além de oferecer 7 lugares, o modelo conta com a opção de um robusto conjunto mecânico híbrido plug-in, que proporciona alto desempenho e excelentes médias de consumo, além de oferecer autonomia de 54 km em modo 100% elétrico (padrão PBEV). A versão exclusivamente a combustão (Tiggo 8 Pro) também se destaca pela proposta equilibrada e o preço competitivo no segmento.
Picapes compactas: Fiat Strada – Meses na lista: 11(Modelos até 4,70 m de comprimento) Análise: É a referência no segmento, competindo diretamente apenas com a VW Saveiro. A Fiat Strada se destaca por seu projeto mais recente e a construção robusta, incluindo o eixo traseiro rígido (tipo ômega). Além disso, oferece versões com cabine dupla e câmbio automático.
Picapes intermediárias: Fiat Toro – Meses na lista: 11(Modelos com estrutura monobloco e comprimento entre 4,70 m e 5,30 m) Análise: Em uma categoria com fortes concorrentes, como a Ram Rampage e a Ford Maverick, a Fiat Toro é um modelo que se sobressai pela racionalidade de sua proposta. Ela conta com boa relação entre preço e equipamentos, oferece versões diesel com tração integral e porte superior em relação à Chevrolet Montana e à Renault Oroch.
Picapes médias: BYD Shark – Meses na lista: 2(Modelos entre 5,30 m e 5,80 m de comprimento com estrutura de carroceria sobre chassi) Análise: O grande destaque da BYD Shark é sua mecânica híbrida plug-in flex, que permite à picape rodar até 57 km em modo totalmente elétrico. O desempenho da picape também é notável, alcançando 100 km/h em apenas 5,7 segundos. No entanto, as capacidades de carga (790 kg) e reboque (2.500 kg) ficam abaixo das picapes médias tradicionais não eletrificadas. Se você precisa de um veículo para uso comercial mais intenso, considere, por exemplo, a JAC Hunter, que transporta até 1.400 kg na caçamba.
Picapesfull-size: Ford F-150 – Meses na lista: 10 (Modelos acima de 5,80 m de comprimento) Análise: Referência em vendas nos EUA, país que é o berço desse tipo de veículo, a F-150 se destaca por oferecer um conjunto mecânico bem equilibrado em desempenho e, sobretudo, consumo. Além disso, se equipara às rivais em sofisticação e nível de equipamentos. Seus preços são competitivos em relação às concorrentes diretas, como a Ram 1500 e a Chevrolet Silverado.
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