Marcelo Cavalcante: Mercado registra recorde de vendas diárias em novembro; veja os 30 carros mais emplacados
Especialista no setor automotivo analisa o mercado em novembro, que registrou crescimento de 19,6% na relação anual
César Tizo - dezembro 3, 2024
Confira abaixo o texto mais recente do consultor Marcelo Cavalcante de Lima, que apresenta os dados consolidados do mercado automotivo brasileiro em novembro:
As vendas de automóveis e comerciais leves em novembro foram de 241.176 unidades, volume 19,60% acima do mesmo período do ano anterior e 3,48% abaixo do realizado em outubro.
As vendas em novembro foram as melhores para o mês nos últimos 10 anos, superando inclusive o ano de 2019.
Com apenas 19 dias úteis, a média diária de novembro foi um novo recorde no ano, com 12.693 veículos vendidos por dia.
A modalidade de vendas diretas, alavancada pelas locadoras, encerrou novembro com uma participação de 56,81%, a maior do ano, registrando um crescimento de 6,49%.
O varejo encerrou o mês com 104.153 veículos, volume 14% abaixo do realizado em outubro, mas dentro das expectativas e projeções para um mês com 19 dias úteis.
No acumulado do ano, as modalidades de vendas de varejo e atacado (VD) estão equilibradas, seguindo a tendência dos últimos anos.
O varejo acumula uma venda total em 2024 de 1.144.123 veículos, com uma participação de 51,05%. O volume registra um crescimento de 15,74% ante o ano anterior.
As vendas diretas somaram no acumulado de 2024 1.096.995 unidades, com uma participação de 48,95%. O volume registra um crescimento de 14,95% em relação ao ano anterior.
Os dados prévios de eletrificados apontam um novo recorde de vendas mensais, com 17.224 unidades comercializadas em novembro, volume 7,42% acima do mês anterior. No ano, já foram vendidos 155.875 veículos, registrando um crescimento de 100,68%.
Vamos detalhar o segmento de eletrificados em um artigo à parte, que será publicado em breve.
Ranking de marcas
As vendas acumuladas em novembro totalizaram 2.241.118 unidades, volume 15,36% acima do realizado em 2023. Quando comparado com o ciclo pré-pandemia (ano 2019), o setor registra uma queda de 6,89%.
No ranking de montadoras, a Fiat caminha para o quarto ano consecutivo na liderança. A marca vendeu em novembro 48.958 unidades e, no acumulado, 471.129 veículos. Sua carteira de vendas em novembro foi concentrada em 69% no atacado. O desempenho em relação ao ano anterior apresenta crescimento de 9,89% e, quando comparado ao ciclo pré-pandemia, avança 41,80%. Mesmo com um excelente desempenho, a Fiat perdeu participação nesses primeiros 11 meses; seu market share é de 21%, representando uma queda de 4,73% ante o ano anterior.
A segunda posição do mês, mais uma vez, ficou com a VW, com 41.289 unidades no mês e 360.059 no ano, volume 19,45% acima de 2023. Em relação a 2019, a marca recua 2,74%. Sua carteira de vendas de novembro foi concentrada em 67% no atacado, e sua participação de mercado registra um crescimento de 3,55%.
A terceira posição permanece com a GM, que vendeu em novembro 30.255 veículos e, no acumulado, 282.442. O desempenho está 4,46% abaixo de 2023 e 34,38% inferior ao ciclo pré-pandemia. A carteira de vendas do mês foi concentrada em 59% no atacado, e sua participação de mercado recua 17,17% em relação ao ano anterior.
A Hyundai foi um dos destaques de novembro, registrando um crescimento de 9,61% com vendas de 25.388 unidades no mês e 185.937 no acumulado. O crescimento é de 12,73% em relação ao ano anterior e, quando comparado ao ciclo pré-pandemia, a marca recua apenas 1,45%.
A Renault fechou novembro com um crescimento de 22,75%, com vendas mensais de 15.831 unidades. No acumulado, a marca já vendeu 121.242 veículos, anotando um crescimento de 9% ante o ano anterior.
No quadro abaixo, podemos analisar a evolução da participação de mercado no ciclo de 2019 a 2024. Entre as marcas de volume, a Fiat saiu de uma participação de 13,80% em 2019 para 21% no exercício atual, representando um crescimento de 52,30%.
A CAOA Chery também se destaca no ganho de participação de mercado nos últimos 5 anos, com crescimento de 232% em relação a 2019 e 76% quando comparamos 2024 com 2023.
As novas entrantes BYD e GWM também se destacam pelo crescimento acelerado nos últimos doze meses.
Obviamente, para alguém ganhar participação de mercado, outro precisa perder. A Jeep teve um ciclo de crescimento entre 2020 e 2022, mas registra queda nos últimos dois anos, com parte dos consumidores migrando para SUVs da BYD, Caoa Chery, GWM e Hyundai.
A GM é um capítulo à parte. Suas perdas decorrem de vários fatores, mas novos investimentos podem melhorar esse cenário nos próximos anos.
Cada marca tem suas estratégias. Ganhar mercado rápido é sempre um bom começo, mas manter a participação é o grande desafio.
Carros mais vendidos
O VW Polo liderou as vendas em novembro com 14.711 unidades, volume 1,72% abaixo de outubro. No acumulado do ano, o modelo ocupa a segunda posição, com 126.709 registros.
A Fiat Strada ficou com a segunda posição, com 12.361 veículos vendidos no mês, anotando uma queda de 15,57%. No acumulado, o comercial leve segue na liderança, com 128.451 unidades.
O Hyundai HB20 ficou com a terceira posição. O modelo vendeu 12.353 veículos, registrando um crescimento de 14,43%. No acumulado, já vendeu 87.139 veículos e está na 4.ª posição.
Destaques positivos incluem o Renault Kwid, que registrou crescimento de 56,49%; o Hyundai HB20 Sedan, com alta de 56,30%; o Renault Kardian, com aumento de 40%; e o BYD Song, que vendeu 3.247 unidades, registrando crescimento de 39,19%.
Outras análises serão feitas em nosso artigo sobre o fechamento dos elétricos e híbridos. Desejamos a todos uma ótima leitura e um mês de dezembro repleto de realizações.
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