Além do Haval H6, GWM confirma mais um SUV e picape para fábrica de Iracemápolis (SP)
Fabricação local do SUV híbrido terá início em 2025; confira apostas para os outros dois produtos que serão adicionados à linha
César Tizo - dezembro 5, 2024
A GWM informou nesta quinta-feira (5) ter iniciado a habilitação de fornecedores para a nacionalização de peças em sua fábrica em Iracemápolis (SP).
O anúncio foi feito em uma apresentação no Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e trouxe boas notícias para o mercado automobilístico brasileiro: além do já confirmado Haval H6, a montadora revelou que mais dois modelos, um SUV e uma picape, farão parte da linha de produção no país.
Ainda sem detalhar quais serão as novidades, certamente a picape deverá ser uma representante da marca Poer, a qual contará com mecânica híbrida plena e estrutura de carroceria sobre chassi, portanto uma rival para Toyota Hilux, Ford Ranger, entre outras picapes médias. O SUV, por sua vez, deverá ser algum produto da marca Tank que compartilha a plataforma com a picape, podendo ser os modelos Tank 300 ou Tank 400.
A fabricante chinesa também aproveitou o evento para anunciar a nomeação de Marcio Alfonso como novo Diretor de Produção, cargo que acumulará com a responsabilidade pelas áreas de Engenharia e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI). Com uma vasta experiência no setor automotivo, incluindo passagens por Ford e CAOA Chery, Alfonso chega com o compromisso de garantir a excelência operacional e a entrega de veículos de alta qualidade na nova unidade fabril.
“Estamos dando mais um passo importante para fortalecer nossa operação no Brasil. A apresentação no Sindipeças foi uma oportunidade única de envolver nossos futuros fornecedores e parceiros, alinhando expectativas e reforçando o compromisso da GWM com o desenvolvimento local. Estamos muito felizes com o crescimento da GWM no Brasil e com o fortalecimento de nossa fábrica em Iracemápolis“, declarou Alfonso.
A GWM também detalhou seu “Programa de Localização”, que visa nacionalizar mais de 60% dos componentes utilizados na produção dos veículos, permitindo que a montadora exporte para outros países da América Latina. O programa inclui diversas fases, desde contratos de confidencialidade até workshops com fornecedores, para identificar as peças a serem produzidas localmente.
A produção na nova fábrica de Iracemápolis está prevista para começar no primeiro semestre de 2025, com o Haval H6 híbrido, inicialmente em regime de pré-produção, para ajustes na linha de montagem e testes de qualidade. A produção em série começará no início do segundo semestre de 2025. Com a ampliação da capacidade de produção, a GWM espera atingir 50 mil unidades anuais em três anos, com uma previsão de 10 mil veículos para 2025 e mais de 40 mil para 2026, com a operação de dois turnos.
A montadora já iniciou a contratação de funcionários para a fábrica e espera empregar cerca de 700 pessoas até o início da produção em 2025. O projeto de investimentos da GWM no Brasil é ambicioso, com um aporte de R$ 10 bilhões até 2032. Desse total, R$ 4 bilhões serão investidos até 2026, na primeira fase do projeto, que inclui a construção da fábrica, a ampliação da linha de montagem e a produção de novos modelos.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok