Ford Ranger obtém cinco estrelas em segurança; Volkswagen Amarok fica com três
Latin NCAP divulga nova bateria de testes envolvendo picapes médias; Ranger segue boa avaliação conquistada também pela Mitsubishi Triton
César Tizo - dezembro 12, 2024
O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, divulgou nesta quinta-feira (12) os resultados de sua sétima rodada de testes deste ano. Destaque para a Ford Ranger, que conquistou a classificação máxima de cinco estrelas, enquanto a Volkswagen Amarok, recentemente atualizada, obteve somente três estrelas. Ambas as picapes são produzidas na Argentina e foram avaliadas voluntariamente pelos fabricantes.
A Ford Ranger atingiu índices muito bons: 93,11% para ocupante adulto, 89,80% para ocupante infantil, 74,77% para proteção de pedestres e 92,01% em assistência à segurança. Equipada com sete airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série, o modelo também se destacou nos testes de frenagem autônoma de emergência (AEB) e sistemas de permanência em faixa (LSS), entre outros. Apesar disso, foram apontadas áreas de proteção marginal em casos específicos, como na borda do capô e na parte inferior da perna.
Já a Volkswagen Amarok alcançou 80,87% para ocupante adulto, 87,08% para ocupante infantil, 62,18% para proteção de pedestres e 66,28% em assistência à segurança. O modelo, com seis airbags e ESC de série, demonstrou boa proteção geral nos impactos laterais, mas não obteve pontuações mais altas devido à ausência de sistemas de segurança ativa em versão básica, como a frenagem autônoma de emergência funcional. A Amarok é um modelo exclusivo para a América Latina e não compartilha a configuração de segurança encontrada em mercados como o europeu.
Ford Ranger alcança nota máxima em testes do Latin NCAP
Mercado de picapes
O Latin NCAP destaca que as avaliações são realizadas com a versão mais básica de segurança passiva e recomenda que consumidores busquem configurações com tecnologias avançadas de assistência à condução.
Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, parabenizou a Ford por alcançar as cinco estrelas em protocolos rigorosos, tal como a Mitsubishi Triton. Ele também ressaltou que a Volkswagen poderia elevar o desempenho da Amarok ao adotar tecnologias mais avançadas, como a nova geração da picape o faz em alguns mercados. A nova geração da picape média da Volkswagen, que não deverá ser oferecida no Brasil, foi desenvolvida de forma conjunta com a Ranger mais recente.
Stephan Brodziak, presidente do conselho do Latin NCAP, reiterou a importância de priorizar a segurança nos veículos vendidos na América Latina, defendendo a implementação de um sistema de rotulagem obrigatório na região.