Devo trocar um Ford EcoSport FreeStyle 2013 por um EcoSport Storm 2020?
Entenda se o SUV topo de linha da Ford é uma boa opção, considerando disponibilidade de peças, equipamentos e desempenho
César Tizo - dezembro 22, 2024
Quero trocar minha Ford EcoSport FreeStyle 2013 1.6 pela EcoSport 2020 Storm. Vale a pena, em dezembro de 2024, pegar a Storm? Não tenho problema com consumo, meu medo seria só peças de reposição futuramente, caso precise. Achei uma preta linda, preço dentro do normal e de uma revenda com garantia. Troco ou não? – pergunta enviada por Luiz
Luiz, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Antes de tudo, vale um esclarecimento importante que poderá tranquilizá-lo sobre o fornecimento de peças. Conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC), as fabricantes de veículos são obrigadas a oferecer peças de reposição por um período de até 10 anos após o encerramento da produção do modelo. Logo, considerando que o Ford EcoSport foi descontinuado em 2021, a empresa deverá seguir abastecendo nosso mercado com peças de reposição para o SUV ao menos até 2031.
Em paralelo, é sempre bom lembrar que diversos automóveis hoje em dia têm componentes comuns a outros modelos (motores, câmbios, suspensão, etc.), o que tende a criar uma disponibilidade maior de peças, mesmo após o período obrigatório. Além disso, é comum encontrar fornecedores independentes, especializados ou importadores que continuam a oferecer peças para veículos que saíram de linha.
Portanto, creio que a disponibilidade de peças não será um entrave caso você queira optar pelo Ford EcoSport Storm 2020 que você está pesquisando.
Já a troca do seu SUV atual pela configuração topo de linha do Ford EcoSport tende a ser muito interessante mesmo neste momento, Luiz.
Um ponto amplamente favorável ao EcoSport Storm é a presença do sistema de tração integral. Mesmo que você não trafegue com o automóvel sobre vias não pavimentadas, a tração integral presente no Ford é um importante recurso de segurança ativa, melhorando o controle do carro sobre o asfalto molhado, por exemplo, e garantindo respostas precisas ao volante.
Fora isso, o EcoSport Storm também conta com uma excelente lista de equipamentos de série, na qual merecem destaque os 7 airbags, teto solar, revestimento interno de couro, central multimídia com sistema de som especial dotado de 9 alto-falantes, ar-condicionado automático digital, chave presencial, entre outros.
Por fim, o EcoSport Storm conta com diferenciais técnicos que merecem destaque, como a suspensão traseira independente do tipo multibraço, solução necessária para acomodar o sistema de tração integral. O motor 2.0 16V flex com injeção direta, por sua vez, oferece ótimos 176 cv e atua muito bem com a transmissão automática de 6 marchas, resultando em um excelente desempenho para o modelo.